Reserva no Pará investe em turismo de base comunitária

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 23/11/2012
A Reserva Extrativista (Resex) Terra Grande-Pracuúba, no estado do Pará, iniciou, por meio de parceria com o Instituto Peabiru, diagnóstico das potencialidades de turismo de base comunitária na unidade. O objetivo é promover alternativas de renda, capacitação dos moradores e desenvolvimento da organização social da Resex.

A atividade foi realizada pela gestora da unidade, Aline Simões, e a colaboradora Ana Gabriela da Cruz Fontoura. No período de 3 a 12 de novembro, foram visitadas as comunidades do Umarizal, Turé, São Sebastião, São Joaquim, Timbotuba e Mucutá.

A ideia é trabalhar o turismo de base comunitária como ferramenta de dinamização da economia local e como mais uma opção de desenvolvimento social dessas comunidades. Para isso, deverão ser realizados cursos de capacitação, melhoria nas condições de organização social e na infraestrutura local, promovendo a participação da comunidade no planejamento e administração da atividade.

Primeira etapa

Essa primeira etapa serviu para o conhecimento da área, com visitas para identificação de possíveis polos de destaque, relacionando a beleza cênica, atividades culturais, festividades, com entrevistas com os comunitários para identificar potencialidades e obstáculos.

Tudo foi pensado para mapear áreas de interesse e futuramente realizar o planejamento do turismo de base comunitária - a realização de inventário, diagnóstico e estudo de viabilidade econômica -, que será o próximo passo dessa ação na Resex.

"O turismo de base comunitária é mais uma opção de trabalhar a comunidade, levantando a autoestima, trabalhando a valorização cultural e as belezas dessa região do Marajó. Vamos trabalhar com capacitação, boas práticas na alimentação, reciclagem do lixo, comunicação interna, organização social, associativismo e cooperativismo, além de todas as vertentes de produção. Tudo isso já está em sintonia com o trabalho planejado para a unidade", afirmou Aline Simões, chefe da UC.

Oficina em dezembro

As atividades de turismo de base comunitária e a parceria com o Instituto Peabiru estão em sintonia com as ações previstas para o Marajó como um todo. Nos dias 6 e 7 de dezembro, em Belém (PA), será realizada a oficina sobre Turismo de Bases Comunitárias em Unidades de Conservação Federal, que contará com a participação das unidades do Arquipélago, além de Santarém, Tucuruí, Salgado Paraense e outros, trazendo o debate para mais perto das comunidades e dos gestores.

Seguindo essa linha de ação, em janeiro do próximo ano acontecerá intercâmbio de turismo de base comunitária no Marajó, com a participação das reservas extrativistas Terra Grande-Pracuúba e Mapuá, que iniciarão os trabalhos de capacitação na comunidade do Pesqueiro - Resex Marinha de Soure - com o Projeto VEM - Viagem Encontrando Marajó. Serão sete dias de atividades com mais de 20 integrantes, todos imergindo no tema, buscando conhecer melhor as vantagens, desvantagens e potencialidades do TBC em suas vidas.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3524-resex-no-para-investe-em-turismo-comunitario.html
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Terra Grande-Pracuúba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.