Parque na Bahia fecha ciclo de reuniões com a comunidade

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 06/12/2012
O Parque Nacional (Parna) da Serra das Lontras, na Bahia, acaba de realizar a última das nove reuniões com moradores dos municípios afetados pela criação da Unidade de Conservação (UC). O parque foi criado em 2010 e é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Além de mostrar a importância da UC para a sociedade local, as reuniões tiveram o objetivo de iniciar as atividades de mobilização para a criação do conselho consultivo do parque, uma das prioridades da equipe gestora para 2013.

As reuniões foram realizadas nas cidades de Arataca, Una e São José da Vitória e também nas comunidades do entorno da UC e nos projetos de assentamento localizados na região. Ao todo, mais de 400 pessoas - lideranças comunitárias, estudantes, servidores públicos e moradores em geral - assistiram às palestras dadas pelos gestores do parque.

As reuniões serviram para identificar os vários segmentos e lideranças sociais que atuam na região. Também foram elaborados os "mapas mentais" nas comunidades de assentamento, como parte do Projeto Aliança das Águas.

Essa atividade, que teve o apoio do Centro Universitário Iesb, em Brasília, e da Universidade Estadual de Santa Cruz, na Bahia, buscou dar às pessoas uma melhor compreensão acerca dos recursos hídricos da região, o que gera informações sobre o lugar e aumenta a aproximação entre a equipe do parque e a população.

Os resultados obtidos nas reuniões são fundamentais para estabelecer as prioridades do Serra das Lontras nos próximos anos e vão servir para a elaboração do planejamento estratégico da unidade.

O parque

O Parque Nacional Serra das Lontras fica numa região considerada como umas das mais ricas em biodiversidade da Bahia. Nos útlimos anos, houve a descoberta no local de novas espécies de aves e plantas.

Ameaçado por desmatamentos, mesmo sem aptidão agrícola, o parque tem áreas de cacau abandonado, muito afetado pela vassoura-de-bruxa.

Além de servir de habitat para 16 espécie de aves ameaçadas de extinção, o parque abriga um dos maiores mananciais de água da região cacaueira. Tem ainda grande beleza cênica e potencial para ecoturismo, o que pode dinaminar a região, muito pobre.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3548-serra-das-lontras-conclui-ciclo-de-reunioes-com-a-comunidade.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra das Lontras
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.