Incêndio controlado no Parque Nacional da Serra de Itabaiana

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 30/01/2013
Cerca de 90,5 hectares foram queimados no incêndio que atingiu o Parque Nacional da Serra de Itabaiana, em Sergipe, na última semana. O dado foi confirmado pelo chefe da unidade de conservação (UC), Marleno Costa, que se pronunciou oficialmente sobre o incidente.

Segundo Marleno, o fogo se alastrou na manhã do dia 23, causado por um morador de uma comunidade vizinha que decidiu queimar o solo da roça para limpeza da terra. Sem ter tomado os devidos cuidados, ele perdeu o controle sobre o fogo que adentrou o território do parque - situado entre os municípios de Areia Branca e Itabaiana.

O incêndio só foi controlado três dias depois, explicou Marleno, "através de combate direto realizado por brigadistas da UC, voluntários, moradores locais e integrantes do Corpo de Bombeiros; e do lançamento de água por aeronave conseguida pela unidade junto ao Grupo Tático Aéreo da Policia Militar do Estado de Sergipe".

Ainda de acordo com o chefe do parque, a recuperação da zona atingida pelo fogo cabe ao tempo. Vai depender da intensidade de chuvas e a manutenção da área queimada sem uma nova ocorrência de incêndio", destacou Marleno. Ele também salientou que foram registrados óbitos de animais pequenos, como escorpiões e lagartos.

Sobre o parque

Criado por Decreto presidencial em 15 de junho de 2005, o Parque Nacional da Serra de Itabaiana engloba 7.966 hectares e é vinculado à Coordenação Regional 6 (CR6) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Trata-se de uma área de alta importância para a conservação da biodiversidade no Estado de Sergipe, situada em uma zona de transição dos biomas Mata Atlântica e Caatinga e dispondo de características e atributos naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica.

Estudos científicos realizados em 2005, sob coordenação da Universidade Federal de Sergipe (UFSE) indicaram na região uma composição faunística com a presença de espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. Foram identificadas 16 espécies de serpentes, 24 de anfíbios, 123 de aves, 59 de abelhas, 17 de lagartos e 62 de mamíferos.

A área do parque também resguarda recursos hídricos de significativa importância para o abastecimento de inúmeras comunidades de Sergipe, inclusive de parte da capital, Aracaju. Destacam-se os rios Jacarecica, Cotinguiba e Poxim - este último responsável por abastecer cerca de 30% da Grande Aracaju.

Além da relevância de sua biodiversidade, a Serra de Itabaiana, que integra a área do parque nacional, é dotada de valor histórico e cultural por ser uma das referências da história de Sergipe, devido ao processo de exploração holandesa pela busca das minas de prata da região. É também um repositório de lendas e mitos, constituindo-se como objeto do imaginário popular e da identidade da região agreste de Itabaiana, tendo forte relação com aspectos da religiosidade que historicamente domina os costumes e a vivência de seus habitantes.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral5/3651-incendio-controlado-no-parque-nacional-da-serra-de-itabaiana.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra de Itabaiana
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.