IBI fará os estudos para zoneamento

Tribuna do Norte - http://tribunadonorte.com.br/ - 18/04/2013
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) já concluiu a licitação pública para a contratação de consultoria para elaborar o estudo para o Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) e Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental Bonfim-Guaraíra. A vencedora da licitação foi a empresa cearense IBI, que dará início a coleta de dados e de informações por parte dos entes envolvidos, inclusive a comunidade.

"O contrato está pronto para ser assinado e os trabalhos feitos em oito meses", disse a arquiteta e coordenadora de Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Joana d'Arc Medeiros, que participou da segunda reunião ordinária do Conselho Gestor da APA Bonfim-Guaraíra realizada na última terça-feira.

A APA Bonfim-Guaraíra abrange 422 km² em seis municípios ao sul de Natal e é a única das quatro APAs existentes no Rio Grande do Norte que não possui Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) e Plano de Manejo. Joana d'Arc Medeiros informou que o prazo de conclusão dos estudos vai até março de 2014.

Segundo ela, os estudos vão estar baseados em duas metas, primeiro a elaboração de um diagnóstico ambiental e sócio-econômico da área e, em segundo lugar, um levantamento batímetro das lagoas da região. Nesse estudo, segundo Joana d'Arc, "a população deve ser envolvida, porque o estudo não é só uma questão técnica. Se não fizermos um bom diagnóstico, não teremos um bom zoneamento".

A técnica do Instituto Estadual de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema-RN), Ana Marcelino, disse que em alguns casos "tem de se partir para negociações" com os municípios porque, muitas vezes, seus planos diretores podem trazer conflito relacionados às questões ambientais.

O estudo à cargo da consultoria IBI será precedido de seis oficinas de trabalho e coleta de informações junto à população dos municípios de Arez, Goianinha, Nísia Floresta, São José do Mipibu, Senador Georgino Avelino e Tibau do Sul. O passo seguinte é a elaboração do ZEE. Depois, o zoneamento volta a ser discutido pelo Conselho Gestor. Daí, retoma-se mais seis oficinas para a inclusão de ajuste e só então ele volta para aprovação no Idema, Conselho Gestor e apresentação em audiência pública para discussão final.



http://tribunadonorte.com.br/news.php?not_id=247942
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Bonfim/Guaraíra
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.