Fiscais realizam flagrante e apreensão de armas em Santa Catarina

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 02/07/2013
Em operação de fiscalização conjunta, os fiscais da Floresta Nacional (Flona) de Ibirama e do Parque Nacional (Parna) da Serra do Itajaí, situadas no estado de Santa Catarina, realizaram flagrante e apreensão de armas e arsenal de caça sem registro legal. A operação, realizada no dia 29 de junho foi coordenada por analistas ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com apoio dos policiais do 7o Pelotão da Polícia Militar Ambiental de Rio do Sul.

A ocorrência foi consequência da abordagem de uma caminhonete F1000, em barreira realizada no caminho que leva à Floresta Nacional de Ibirama, situado também nas proximidades do Parque Nacional da Serra do Itajaí. O condutor, um farmacêutico de 37 anos, morador do bairro do Salto, em Blumenau, portava um revólver calibre 38 e munição. No interior do veículo os fiscais encontraram uma espingarda calibre 12, 127 cartuchos intactos (calibres 12 e 38) e uma pequena quantidade de maconha. Um apito para atrair aves silvestres, estilingue e roupas camufladas também foram encontrados no interior do veículo, que indicam, segundo os fiscais, que tratava-se de um caçador, que se deslocava para praticar a atividade de caça, o que caracteriza um quadro de crime ambiental. O farmaceutico foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia Civil do município de Rodeio, onde pagou a fiança para responder ao processo criminal em liberdade.

A operação faz parte do plano de proteção da Floresta Nacional de Ibirama e destaca a importância da interação dos fiscais das unidades de conservação que, atuando de maneira conjunta, aumentam a eficácia na ação preventiva aos delitos ambientais. Agindo preventivamente, o objetivo é inibir a ação dentro e no entorno das UC, seja pela ação direta da operação de repressão ao ilícito ambiental, como pelo efeito educativo que a repercussão de seus resultados traz junto à comunidade local.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/4101-fiscais-realizam-flagrante-e-apreensao-de-armas-em-santa-catarina.html
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ibirama (FLONA)
  • UC Serra do Itajaí
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.