Gato-mourisco é fotografado pela primeira vez no ES

G1 - http://g1.globo.com/ - 17/09/2013
Um gato-mourisco, popularmente conhecido como jaguarundi, foi encontrado no Parque Estadual de Itaúnas, na região Norte do Espírito Santo, segundo divulgado pela Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), nesta segunda-feira (16). Foi a primeira vez que esse animal foi fotografado no local. O registro foi feito por um funcionário do instituto.

De acordo com o Iema, o analista de Meio Ambiente, Terence Jorge Ramos, encontrou e fotografou o gato-mourisco no início de setembro. Ele pode mediar até 80 centímetros de corpo e 50 de cauda. O Iema destacou ainda algumas curiosidades do gato-mourisco. Segundo o instituto, o animal é estritamente carnívoro, ou seja, se alimenta apenas de outros animais. Além de ser solitário.

Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o jaguarundi é uma espécie vulnerável, ameaçada de extinção. Ele pode ser encontrado em ambientes diversos, como áreas florestais e regiões de caatinga. O animal costuma viver próximo à beira de rios ou lagos, mas também são encontrados em lugares secos, de vegetação aberta.



http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2013/09/gato-mourisco-e-fotografado-pela-primeira-vez-no-es.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itaúnas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.