Esec Serra das Araras realiza prevenção contra incêndios

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 19/09/2013
A equipe de servidores e brigadistas da Estação Ecológica (Esec) Serra das Araras, localizada no Mato Grosso, finalizou mais uma importante etapa das ações de proteção da unidade de conservação (UC): a manutenção dos 25 quilômetros de aceiros e dos 22 quilômetros de trilhas para o acesso aos aceiros e acesso à áreas de ocorrência de incêndios florestais. A principal dificuldade na execução das atividades é que toda a manutenção dos aceiros e trilhas é realizada manualmente (com enxada, foice, facão e rastelo) tendo em vista que o tipo de terreno e da vegetação aliada a topografia acidentada do local não permite o uso de maquinário.

Para se ter uma ideia da dificuldade, a manutenção de aceiro e trilhas realizada na região do córrego do Teófilo e da Cachoeira das Andorinhas é dividida em três etapas. Cada uma dessas três etapas leva de seis a sete dias para ser concluída, necessitando que os brigadistas e servidores pernoitem na mata acampados, considerando que o acesso à estas localidades é realizado à pé em percursos de até seis horas de caminhada, carregando os insumos necessários para o trabalho.

Até o final do contrato, previsto para 31 de novembro de 2013, os brigadistas da estação ecológica, além dos plantões para atuarem em possíveis combates aos incêndios florestais e manutenção de equipamentos da brigada, realizarão a manutenção de três estradas de acesso à regiões de ocorrências de incêndios florestais, com o objetivo de acessar possíveis incêndios o mais breve possível.

Desde 2001 a UC conta com a contratação das brigadas para as ações de prevenção e combate aos incêndios florestais, durante os meses de junho a novembro. Os incêndios originados no interior da estação ecológica são comumente de origem natural, sendo que em 1989 houve o registro de incêndio provocado por terceiros. Todavia, muitos incêndios que ocorrem fora da UC, acabam por atingir a estação ecológica, principalmente incêndios causados para a limpeza de pastagem e abertura de área para a agricultura em propriedades rurais do entorno, além de incêndios iniciados às margens de rodovias.

Esec Serra das Araras

A Estação Ecológica Serra das Araras é uma unidade de conservação federal sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), localizada no Bioma Cerrado, com 28.700 hectares, nos municípios de Porto Estrela e Cáceres, no estado de Mato Grosso. A UC possui um imensurável valor, pois preserva parte do corredor ecológico Província Serrana, o qual permite o fluxo gênico entre os seres vivos dos Biomas Cerrado, Pantanal e Amazônico.

Além disso, a unidade conserva parte da biodiversidade gênica (algumas populações geneticamente viáveis), específica (espécies da fauna e da flora) e de ecossistemas (praticamente todas as fitofisionomias do bioma Cerrado encontra-se nesta UC); protege o meio físico, incluindo as inúmeras nascentes de rios e córregos da região que, por fim, acaba por realizar a recarga do Rio Paraguai e, por conseguinte, do Bioma Pantanal.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/4306-esec-serra-das-araras-realiza-prevencao-contra-incendios.html
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra das Araras
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.