Resex da Mata Grande inicia coleta de frutas

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 17/09/2013
O projeto de coleta de frutas do cerrado já começou nas comunidades da Reserva Extrativista (Resex) da Mata Grande e entorno. A coleta do momento é a do tamarindo. A ação é uma parceria da Associação da Resex da Mata Grande (ATRAMAG) e da empresa Frutasã. No povoado de Água Viva foram coletados 343 quilos e no povoado de Alegria, aproximadamente 136 quilos, ambos localizados no município de Davinópolis (MA). Em Jenipapo foram colhidos 863 quilos, em Olho D'Água 113 quilos, em Cumaru 210 quilos e em Senador Laroque, um total de 40 quilos de tamarindo. A soma geral totaliza 1,7 tonelada.

Segundo a equipe de gestão da Resex da Mata Grande, o projeto vem sendo bem aceito pelos moradores das comunidades e lideranças. São 37 comunidades que atualmente executam as atividades de coleta de frutos. O projeto beneficia diretamente os moradores, caracterizando meios de vida sustentável e extrativista que possibilita a melhora na renda das famílias da região.

A ATRAMAG é a responsável pela compra das frutas que depois são repassadas para a empresa Frutasã, em Carolina, no sul do Maranhão. A associação paga o R$ 0,50 pelo quilo do fruto colhido. Nos últimos anos foram desenvolvidos projetos para melhoria de vida das pessoas que morram no entorno das áreas de conservação ambiental, tornando essas pessoas parceiras da natureza. Estimular a valorização e o uso sustentável do meio ambiente é uma estratégia fundamental na conservação da biodiversidade do Cerrado Brasileiro que beneficia diretamente as populações mais pobres.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/4302-resex-da-mata-grande-inicia-coleta-de-frutas.html
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mata Grande
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.