A equipe da Gestão Integrada Cuniã-Jacundá (RO) promoveu, recentemente, intercâmbio entre moradores da Comunidade de Sossego e da Reserva Extrativista Lago do Cuniã. A comunidade, localizada no igarapé Mirari, interior da Estação Ecológica de Cuniã, apresenta traços tipicamente ribeirinhos, com sobrevivência extraída da pesca, extrativismo e agricultura familiar. Sua história reporta aos tempos de exploração da borracha, pois os moradores descendem de antigos seringueiros que se estabeleceram na região. Com a ampliação da estação ecológica, em 2010, a área ocupada pela Comunidade de Sossego foi completamente anexada aos limites da unidade de conservação federal.
Desde a ciência da presença da comunidade no interior da Estação Ecológica de Cuniã, a equipe da Gestão Integrada Cuniã-Jacundá tem promovido ações com os comunitários com a finalidade de compreender seu modo de vida e sua relação com a estação ecológica, além de promover o diálogo participativo. Dentre as ações, foi proposto o intercâmbio comunitário, que oportunizou aos representantes da Comunidade de Sossego uma vivência com os moradores da Reserva Extrativista Lago do Cuniã, o diálogo com lideranças comunitárias, o entendimento do processo de criação e gestão da reserva extrativista, e, principalmente, a reflexão sobre os desafios da organização e fortalecimento comunitário.
Durante a visita, os comunitários de Sossego também puderam conhecer o Projeto de Manejo de Jacarés desenvolvido na Reserva Extrativista Lago do Cuniã, experiência modelo e inovadora na cadeia produtiva da sociobiodiversidade amazônica. O grupo conheceu todas as etapas dessa cadeia, desde a focagem noturna e captura dos jacarés nos lagos, abate no frigorífico, armazenamento da carne em câmara fria, processamento das peles e tratamento dos resíduos.
Segundo a chefe da Esec, Mitzi Oliveira, a equipe da Gestão Integrada Cuniã-Jacundá tem se dedicado a estabelecer um diálogo positivo e a conhecer a história e o modo de vida da comunidade de Sossego. "Agora que atingimos situação positiva de relacionamento, precisamos avançar nas tratativas com Sossego e construir com urgência um acordo comunitário. Isto, até a proposição de uma solução definitiva, que deverá respeitar os direitos das comunidades tradicionais e os objetivos de criação da Estação Ecológica de Cuniã", destacou.
Gestão Integrada
A Gestão Integrada Cuniã-Jacundá foi instituída pela Portaria ICMBio n" 100, de 17 de setembro de 2010 e tem a Reserva Extrativista Lago do Cuniã, a Estação Ecológica de Cuniã e a Floresta Nacional de Jacundá, todas no estado de Rondônia, como unidades vinculadas. O objetivo é realizar a gestão compartilhada deste bloco de unidades de conservação localizado na área de influência do baixo rio Madeira, que incluiu ambientes de especial interesse para a conservação e grande número de comunidades ribeirinhas e extrativistas.
http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/4426-comunitarios-visitam-reserva-extrativista-lago-do-cunia.html
UC:Geral
Unidades de Conservação relacionadas
- UC Lago do Cuniã
- UC Cuniã
- UC Jacundá
- UC Cuniã-Jacundá
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.