APA do Lajeado apoia projeto de recuperação de áreas degradadas no córrego Taquaruçu Grande

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 05/12/2013
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) através da sua unidade de apoio na Área de Preservação Ambiental - APA do Lajeado vem realizando, em conjunto com a Escola Municipal de Tempo Integral João Beltrão, o projeto "Vamos Cuidar do Taquaruçu Grande". Este projeto tem o apoio da Prefeitura Municipal de Palmas e a Associação Água Boa e visa à recuperação de áreas degradadas ao longo do córrego e suas matas ciliares.

Segundo a professora Elisabete Ferrari Cazula que leciona as disciplinas de Ciências e Práticas Agroecológicas, tudo começou em 2007 com a observação do acúmulo de lixo e a degradação acelerada do entorno da escola, e isto levou os professores a se mobilizarem para ensinar aos alunos algumas alternativas para combater essas práticas.

Ao longo do tempo os professores foram aprimorando as ações realizadas com os alunos e também iniciaram o projeto "Vamos Conhecer" que começou integrar também as famílias e a comunidade do entorno da escola para sensibilizar a todos da importância da preservação do ecossistema.

"O Naturatins sempre apoiou as ações de educação ambiental na escola João Beltrão através da parceria com o Parque Estadual do Lajeado - PEL, o que culminou em 2012 com o projeto que hoje está sendo realizado", revelou a gerente da APA do Lajeado, Nazareth Sapondi, que ainda explicou que o projeto foi elaborado seguindo os passos previstos após o diagnóstico feito nas áreas degradadas, e a parceria com o parque foi feita para a doação de mudas nativas para serem plantadas pelos alunos em varias fases da execução.

"O projeto "Vamos cuidar do Taquaruçu Grande" só pode existir graças à interação do PEL, da APA do Lajeado que doaram as mudas que são a vida do projeto e sem elas nada poderia ser feito", relatou a professora Elisabete.



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2013/12/5/apa-do-lajeado-apoia-projeto-de-recuperacao-de-areas-degradadas-no-corrego-taquarucu-grande/
Florestas:Recuperação de Áreas Degradadas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra do Lajeado
  • UC Lajeado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.