Trilha do Salto do Tigre tem sinalização implantada

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 24/01/2013
A equipe do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange (PR) e voluntários da unidade de conservação realizaram, nas duas últimas semanas, diversas ações de manutenção na trilha do Salto do Tigre, um dos principais atrativos naturais do parque. O trabalho resultou na implantação de sinalização indicativa em todo o trajeto da trilha, na colocação de placas informativas e na retirada do lixo jogado ao longo do percurso e na cachoeira. Essas ações são provenientes de trabalhos que vêm sendo realizados há mais de um ano e terão continuidade nas próximas semanas.

O trabalho de sinalização de trilhas e atrativos do Parna tem como objetivo principal o ordenamento do uso público desses locais, visando sua proteção. A sinalização adequada leva o visitante a permanecer na trilha principal, evitando o pisoteamento da vegetação lateral e o surgimento de trilhas secundárias, que aumentam o impacto da visitação. Ela torna a visita ao atrativo mais segura para os usuários e melhora sua experiência geral de visitação. Além disso, a visitação de forma ordenada normalmente acarreta a diminuição do fluxo de caçadores e palmiteiros nestas áreas, ajudando a proteger seus atributos naturais. A simples identificação institucional ao longo de toda a trilha, por si só, já ajuda a coibir ilícitos ambientais.

A visitação ao Salto do Tigre é antiga, realizada desde antes da criação da UC, e esta é a primeira ação oficial de sinalização integral da trilha. Espera-se que, com a gradativa implantação do parque e a consequente implantação da sinalização dos atrativos naturais da Serra da Prata, o Parna de Saint-Hilaire/Lange possa se consolidar como uma opção ecoturística permanente, independente da temporada de veraneio.

A madeira utilizada na confecção das placas e materiais de sinalização foi, em grande parte, doada pela Floresta Nacional de Irati, resultante da demolição de antigas casas. Desde o início, o Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange vem contando com o valioso apoio de sua equipe de voluntários que auxiliaram na concepção, entalhe e tratamento da madeira, pintura e instalação das placas.

A equipe da UC solicita aos usuários das trilhas do parque que informem a administração caso percebam sinais de vandalismo na sinalização.

Intervenções na trilha do Salto do Tigre

- Instalação de placas rústicas com o nome do atrativo "Salto do Tigre", no início da trilha e na chegada à cachoeira;

- Instalação de placas direcionais de madeira em bifurcações e pintura de setas indicativas em árvores, mostrando o sentido da trilha principal. O padrão escolhido é bastante resistente ao vandalismo, segue experiências internacionais bem-sucedidas e adaptadas para a realidade brasileira;

- Restauração e recolocação de placa informativa no início da área do parque;

- Instalação de placa de advertência sobre os principais riscos e cuidados a serem tomados durante a visitação à cachoeira;

- Retirada da trilha de toda sinalização colocada ou feita por usuários ao longo dos anos, que fugia ao padrão adotado;

- Remoção de resíduos sólidos (plásticos, latas, vidros) da trilha e da cachoeira. Além de afetar a beleza do lugar, os resíduos deixados pelos visitantes também podem prejudicar a saúde dos animais silvestres.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/4616-trilha-do-salto-do-tigre-tem-sinalizacao-implantada.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Saint-Hilaire/Lange
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.