Reabertura do Parque do Monge vai reaquecer economia da região da Lapa

Agência de Notícias do Paraná - http://www.aen.pr.gov.br/ - 12/02/2014
"A reabertura do Parque do Monge vai reaquecer a nossa economia (dos artesãos) e de toda a região. Além de favorecer o turismo. A população está ansiosa com essa obra. Há muito tempo estamos esperando essa reabertura". Essa é a fala da presidente da Associação de Artesãos Casa Vermelha da Lapa, Bernadete Aparecida de Morais, sobre a obra de modernização do Parque Estadual do Monge, na Lapa, que começou em janeiro deste ano.

Ela explica ainda que antes do parque ser fechado grande parte da economia da cidade girava em torno dos artesanatos que eram vendidos no local. "Com a reabertura do local, pretendemos voltar a vender mais dos nossos produtos, além de voltarmos com os cursos de pintura, crochê, tricô, entre outros, que oferecíamos quando o local ainda funcionava. Estamos animados", diz Bernadete.

Durante o período de execução das obras, por questão de segurança, o Parque ficará com restrição de visitas, mas as pessoas ainda podem fazer a Trilha do Monge. "É a primeira vez que eu venho. Ouvi falar da água milagrosa, que muita gente diz que ajuda em feridas e dores. Então eu tinha curiosidade em vir ao Monge. Gostei bastante. É um lugar de paz, tranquilidade e energia positiva. Recomendo a todos", disse a secretária da Ação Social em Almirante Tamandaré, Ângela Siqueira.

Para a assistente social de Almirante Tamandaré, Neodete Xavier de Lima, que visita a Trilha do Monge também pela primeira vez, as obras vão melhorar os acessos ao local. "As obras vão trazer mais acessibilidade e conforto ao público, além de possibilitarem outros locais, como o oratório que estão construindo. Eu indico a visita e pretendo vir mais vezes com a minha família".

OBRA - A empresa Valor Construtora e Serviço Ambiental Ltda é a responsável pelas obras que começaram no dia 10 de janeiro deste ano. A previsão para conclusão dos serviços, no Parque Estadual do Monge, na Lapa, é julho de 2014. Estão sendo investidos R$ 1,38 milhão.

Serão feitas melhorias em toda a infraestrutura do parque. As equipes trabalham atualmente nas calçadas que dão acesso ao estacionamento, oratório e mirante. Além da construção do oratório, serão modernizados também a lanchonete, sanitários, bancos externos, anfiteatro, centro de apoio, guaritas e portais. Está programada a limpeza e melhoria nas trilhas, além de paisagismo e colocação de bebedouros. Toda a obra é fiscalizada pela Paraná Edificações.

"O Governo do Paraná vai entregar neste ano o parque todo modernizado, proporcionando mais conforto aos visitantes. O que permitirá a reabertura deste espaço, atendendo um compromisso com a população que esperava o espaço revitalizado", disse o secretário estadual da Infraestrutura, José Richa Filho.

A antiga obra do Parque começou em 2008, e o local está com restrição de visitas desde 2010. A empresa anterior, responsável pela obra, não estava cumprindo o contrato, que foi suspenso em agosto de 2012.

"O Governo do Estado vai resolver o passivo deixado pela empresa e governo anterior. Vamos devolver para a comunidade o Parque inteiro revitalizado, assim podemos levar à Lapa o desenvolvimento turístico e todos os benefícios que a Unidade de Conservação ativa e bem cuidada traz para a região e para o Estado", disse o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto.

PARQUE - O parque tem grande importância turística e religiosa para o Estado. Além de área de lazer, é o local onde, no Século 19, teria vivido o monge João Maria, personagem central da Guerra do Contestado. O parque é uma Unidade de Conservação, gerenciada e mantida pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). A unidade é a segunda em números de visitação.



http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=79042&tit=Reabertura-do-Parque-do-Monge-vai-reaquecer-economia-da-regiao-da-Lapa&ordem=20
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Monge
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.