Ecopef e Fatma promovem viagem dos guias mirins

Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina - http://www.adjorisc.com.br - 27/05/2014
O Parque Estadual Fritz Plaumann de Concórdia administrado pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) e a Equipe Co-Gestora do Parque Estadual Fritz Plaumann (Ecopef), promoveu no mês de maio, através da parceria financeira com a Tractebel Energia GDF Suez, a "6ª Viagem de Estudos dos Guias Mirins", que trabalharam na semana de aniversário do Parque, que ocorreu em 2013.

O projeto "Viagem de Estudos dos Guias Mirins" é desenvolvido desde 2009. Neste ano, contou com a participação de 21 alunos do 7o e 8o ano, direção e professores da Escola de Ensino Fundamental (EEF) Francisco Bagatini, situada na comunidade de Sede Brum, entorno do Parque, com a presença de técnicos da Ecopef. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer atividades ligadas a educação e proteção do meio ambiente, realizadas em Florianópolis e Palhoça.

Entre as atividades promovidas pela Ecopef juntamente com os alunos e direção da EEF Francisco Bagatini, foi a realização de uma palestra para os servidores e dirigentes da Fatma, na sede do órgão, com a apresentação dos resultados obtidos nos sete anos de parceria para gestão da Unidade de Conservação (UC), os trabalhos desenvolvidos em prol do uso público e projetos envolvendo as comunidades rurais localizadas no entorno do Parque, em especial os aniversários de visitação e as viagens de estudos dos guias mirins.

Na sequência do projeto, o grupo aproveitou para conhecer o Parque Estadual do Rio Vermelho, onde ouviram explanações sobre a Unidade de Conservação e também conheceram o trabalho realizado pela Polícia Militar Ambiental no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), única unidade de Santa Catarina.

O Projeto Tamar Florianópolis foi um dos atrativos da viagem, que contou com palestra e visita orientada aos tanques com exemplares de tartarugas marinhas encontradas na orla brasileira. Toda atividade foi acompanhada por um monitor que repassou diversas informações referentes ao projeto e a ecologia das tartarugas marinhas. O grupo também conheceu o Centro de Visitantes do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, a maior UC de Santa Catarina, que abrange cerca de 84.000 Ha, aproximadamente 1% do território catarinense, com a Trilha do Maciambu, que fica totalmente inserida em área de restinga.

Além de conhecer as UCs e projetos ambientais, o grupo realizou atividades de recreação e lazer na capital catarinense. Todas as experiências vivenciadas proporcionaram conhecimento aos participantes da "6ª Viagem de Estudos dos Guias Mirins".



http://www.adjorisc.com.br/jornais/otempo/geral/ecopef-e-fatma-promovem-viagem-dos-guias-mirins-1.1461478#.U4eJqnK4G1I
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra do Tabuleiro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.