Pesquisadores debatem estratégias para conservar arara-azul-de-lear

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 05/09/2014
O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave/ICMBio) promoveu no mês de agosto a 1ª reunião internacional sobre o Programa de Cativeiro da Arara-Azul-de-Lear (Anodorhynchusleari). O encontro aconteceu em Jeremoabo (BA) e teve como objetivo definir protocolos de manejo e estratégias para fortalecer a conservação da espécie.

Na ocasião, foram estabelecidas metas para o sucesso reprodutivo da ave, com transferências entre os mantenedores do animal para reprodução em cativeiro, levando em consideração os perfis genéticos. "Assim, será possível obter a melhor prole possível, em termos genéticos e sanitários", disse o coordenador substituto do Cemave, Eduardo Araujo.

Para conhecer melhor o habitat natural da espécie, os pesquisadores visitaram os principais locais utilizados pelas aves para descanso e reprodução, a Estação Ecológica (Esec) Raso da Catarina e a Reserva Biológica (Rebio) Canudos, ambas na Bahia. A visita recebeu apoio técnico da fundação Biodiversitas, que gerencia a Rebio, e dos servidores que atuam na Esec.

Participaram da reunião instituições mantenedoras da Arara-Azul-de-Lear, servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e especialistas no manejo deste grupo de aves. "Esse foi um marco importante para que as instituições e profissionais envolvidos trabalhem juntos e de forma coordenada, buscando otimizar os esforços para reprodução da espécie em cativeiro com foco no revigoramento da população na região do Boqueirão da Onça (BA)", finalizou Araujo.

Sobre a Arara-Azul-de-Lear

A Arara-Azul-de-Lear é uma ave de médio porte e chega a medir 75 centímetros. Possui o bico negro e a plumagem da cabeça e do pescoço azul-esverdeada. Entre o ventre e o dorso, a cor é um azul bem claro, com asas e cauda azul escuro. A membrana ao redor do olho tem o tom de amarelo-claro.

O corpo também apresenta uma área nua, de formato triangular, na base do bico, de coloração amarela, ainda mais clara do que a membrana ao redor do olho. A espécie dorme à noite e faz o ninho em cavidades existentes nos paredões de arenito. Sai logo ao amanhecer para se alimentar e no fim da tarde os bandos voltam aos seus abrigos. O principal item alimentar é o coco da palmeira licuri (Syagruscoronata).

Programa de Cativeiro da Arara-Azul-de-Lear (PAN)

O Programa de Cativeiro da Arara-Azul-de-Lear (Anodorhynchus leari) estabelece um plantel adequado, em termos genético, demográfico, sanitário e comportamental, para integrar futuro programa de revigoramento populacional da espécie, principalmente na região do Boqueirão da Onça (BA).

Sobre o Cemave

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave) é um dos 11 Centros administrados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Tem atuação em todo território brasileiro e a sede está localizada na Floresta Nacional Restinga de Cabedelo (PB).

O Cemave coordena um programa nacional de marcação de aves na natureza, o Sistema Nacional de Anilhamento de Aves Silvestres (SNA), com anéis numerados (ANILHAS), o maior do gênero na América Latina. Também é responsável pela avaliação do estado de conservação das aves brasileiras e pela elaboração e coordenação de Planos de Ação Nacionais (PAN) que atuam na conservação de aves brasileiras ameaçadas de extinção e das aves migratórias.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4963-pesquisadores-debatem-estrategias-para-conservar-arara-azul-de-lear.html
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Raso da Catarina
  • UC Restinga de Cabedelo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.