Fogo já destruiu 200 hectares de mata no Rio

O Globo, Rio, p. 24 - 17/09/2014
Fogo já destruiu 200 hectares de mata no Rio
Estiagem, que já dura 13 dias, e ventos fortes contribuíram para incêndios. Parque Estadual da Pedra Branca é o mais afetado

Fátima Freitas

RIO - A estiagem que já dura 13 dias e os ventos fortes contribuíram para os incêndios que desde a semana passada destruíram, até agora, cerca de 200 hectares (o equivalente a mais de 200 campos de futebol) de área verde em parques na capital e em municípios como Nova Iguaçu, Miguel Pereira e Visconde de Mauá. De acordo com o Climatempo, o mês de agosto só teve quatro dias de chuvas, e em setembro a situação não melhorou: choveu apenas no dia 3. A previsão dos meteorologistas é que o período seco termine nesta quinta-feira com a chegada de uma frente fria que provocará chuvas.
EQUIPES VÃO DE HELICÓPTERO
Desde domingo, o Parque Estadual da Pedra Branca, na Zona Oeste, já teve 50 hectares da mata consumidos pelas chamas. Bombeiros dos quartéis do Alto da Boa Vista e de Realengo e 30 guardas do parque precisaram ser levados por um helicóptero para o alto da serra para tentar combater o incêndio mais rapidamente.
- Tivemos que fazer esta operação, pois estava sendo muito demorada a caminhada da equipe até o local do incêndio. Felizmente, até agora o fogo não atingiu a mata densa, porém já destruiu 50 hectares de uma região de reflorestamento, na altura do bairro de Realengo. É uma vegetação rasteira e muito sensível - diz o coronel José Maurício Padrone, da Coordenadoria Integrada Contra Crimes Ambientais (Cica), subordinada à Secretaria estadual do Ambiente.
O Parque Estadual do Mendanha, também na Zona Oeste, já perdeu dez hectares. Na Serra de Madureira, em Nova Iguaçu, nove homens do quartel do Corpo de Bombeiros da cidade tentam controlar as chamas. No Parque Estadual da Pedra Selada, que abrange os municípios de Resende, Itatiaia e Visconde de Mauá, o fogo já destruiu aproximadamente 15 hectares. Em Miguel Pereira, um incêndio de grandes proporções já consumiu mais de cem hectares de mata na Área de Proteção Ambiental (APA) Rio Santana e no Parque Nacional Natural Rocha Negra.

O Globo, 17/09/2014, Rio, p. 24

http://oglobo.globo.com/rio/fogo-ja-destruiu-200-hectares-de-area-verde-em-parques-na-capital-no-interior-do-estado-13948911

UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Pedra Branca (PES)
  • UC Mendanha
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.