Monitoramento de incêndios florestais é intensificado em Goiás

Rádio Rio Vermelho - http://www.radioriovermelho.com.br - 16/09/2014
A Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) tem intensificado o monitoramento de incêndios florestais nas unidades de conservação neste mês de setembro. Segundo o gestor de Recursos Naturais da Semarh, Marcelo Alves Pacheco, até outubro, quando ocorre a maioria dos focos de incêndios, o monitoramento é feito de duas formas. Uma delas é através de satélites e a outra é por meio de postos de monitoramento em campo. Segundo Marcelo, entre agosto e outubro há uma média de 500 focos de incêndio - chegando até a mil - enquanto no restante do ano é de 100 focos.

A Semarh atua no combate direto ao incêndio e na articulação que envolve bombeiros e brigadas terceirizadas. O gestor ressalta que o cidadão pode ajudar a evitar os incêndios. "Algumas das principais questões dizem respeito a queimadas, que são proibidas por lei, feitas sem autorização emitida pela Secretaria do Meio Ambiente. O cuidado deve ser principalmente às margens das rodovias, onde surgem a maioria dos focos de incêndio. Acontece bastante com cigarros arremessados dos carros e ainda descarte de lixos", diz.

Peamp

Desdeo dia 10 o Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco (Peamp) ganhou reforço no acompanhamento e monitoramento de prevenção a incêndios com apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG). Nesta temporada de seca no Cerrado, foram criados pontos estratégicos de filmagem no parque para captura de imagens e vídeos do início dos focos de incêndio. Estas câmeras "trap" (armadilhas) também servirão para estudo dos animais residentes. Todo o trabalho é parte do Programa de Monitoramento de Animais de Pequeno e Médio Porte (Promomil), pioneiro neste ramo e responsável por auxiliar no processo de acompanhamento. Os próximos parques a receberem o monitoramento por câmeras são o Parque Estadual da Mata Atlântica (Pema), o Parque Estadual de Terra Ronca (Peter), no Noroeste do Estado, e o Parque Serra de Caldas Novas (Pescan).



http://www.radioriovermelho.com.br/site/noticia.php?id=8939
Florestas:Queimadas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra de Caldas Novas
  • UC Terra Ronca
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.