Mutirão realiza plantio de mudas em área atingida por incêndios em 2014

G1 - http://g1.globo.com/ - 01/02/2015
Um grupo de voluntários de Rio Claro (SP) se reuniu neste fim de semana na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena) para realizar o replantio de vegetação em uma área devastada por incêndios no ano passado.

Em uma área de 45 metros quadrados foram plantadas 100 árvores frutíferas como pés de goiaba, acerola e pitanga. A comunidade é que vai cuidar e fazer a manutenção do local.

A próxima etapa é recuperar uma área de 10 mil metros quadrados que foi atingida pelo fogo. Serão mais 1,6 mil àrvores nativas, como jequitibás e jacarandás.

"Essa área é mais complicada porque tem alguns riscos para a população entrar e plantar. Então vamos fazer uma arrecadação de dinheiro com a ajuda da Prefeitura, da Câmara Municipal, da Fundação Florestal, e vamos contratar uma empresa especializada para restaurar o espaço", disse o engenheiro agrônomo Gabriel Castellano.

A operadora de caixa Regina Pinto fez questão de colocar a mão na terra. Ela é uma das voluntárias na ação. "É muito bom saber que no futuro vão ter crianças aproveitando dessa atitude nossa que contribui com o meio ambiente. A gente planta hoje para colher amanhã", disse.

Incêndios

A floresta estadual foi atingida por dois incêndios no ano passado. O primeiro aconteceu em maio, quando as chamas queimaram a mata rasteira e milhares de eucaliptos, o equivalente a 15 campos de futebol.

Em outubro, mais destruição. O fogo começou em uma madeireira e atingiu a floresta. Bombeiros e Defesa Civil contaram com a ajuda de caminhões-pipa de usinas da região e do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) para controlar as chamas.



http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2015/02/mutirao-realiza-plantio-de-mudas-em-area-atingida-por-incendios-em-2014-rio-claro.html
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Edmundo Navarro de Andrade
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.