Parques estaduais oferecem trilhas, natureza preservada e aventura

Agência de Notícias do Paraná - http://www.aen.pr.gov.br/ - 14/02/2015
Os parques estaduais são uma boa alternativa para quem planeja descansar e aprender sobre a história do Paraná. Os parques oferecem caminhadas em trilhas, passeios de aventura, contemplação de belezas naturais, vídeos explicativos sobre a fauna e a flora e pesquisas científicas.

O Paraná tem 68 Unidades de Conservação gerenciadas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e 28 são abertas para visitação. Estas áreas foram criadas para a conservação e proteção da biodiversidade, o desenvolvimento de pesquisas científicas e a oferta de atividades de educação ambiental.

NORMAS - Todos os parques estaduais têm normas de visitação que devem ser respeitadas para garantir a preservação do meio ambiente. Os cuidados ajudam a manter os locais preservados e contribuem para que não haja interferência na cadeia alimentar da fauna local.

As medidas incluem o descarte correto do lixo, não levar animais domésticos, não pisar na vegetação, não fazer churrascos no parque. O descumprimento das normas pode acarretar notificações e até mesmo autos de infração ambiental.

Antes de visitar uma das Unidades de Conservação Estadual verifique se ela tem atendimento do IAP ao público no dia e no horário pretendido. Para mais informações acesse o site www.iap.pr.gov.br.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Conheça alguns parques estaduais:

LITORAL - Em Matinhos, o Parque Florestal Rio das Onças tem trilhas planas e de diferentes níveis de dificuldade. Nelas os visitantes podem descobrir espécies da fauna e da flora nativas. O parque fica aberto à visitação de terça-feira a domingo e nos feriados, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. O telefone de contato é o (41) 3453-2472. A visitação é gratuita.

CAMPOS GERAIS - Vila Velha, em Ponta Grossa, é um dos parques mais antigos e mais visitados do Paraná. Os arenitos são a principal atração, um importante patrimônio geológico formado há milhares de anos pela ação natural dos ventos e da água.

A Lagoa Dourada chama atenção dos visitantes pela água cristalina e os inúmeros cardumes. As furnas também merecem destaque em função da peculiaridade da formação, além de serem locais propícios para a prática de atividades integradas à natureza.

O Parque Vila Velha conta com toda estrutura necessária para atendimento dos visitantes sem causar impactos negativos à biodiversidade e ao patrimônio geológico do local. Funciona de quarta à segunda-feira e nos feriados das 8h30 às 15h30. O telefone é (42) 3228-1539. Os preços da visitação variam de acordo com a idade dos visitantes e os passeios escolhidos.

NORTE - Com 25 anos de existência, o Parque Estadual Mata dos Godoy preserva um dos últimos remanescentes de Floresta Subtropical (Floresta Estacional Semidecidual), que anteriormente cobria grande parte do Paraná e se estendia até o Paraguai e Argentina.

Com área de 690,1 hectares, o parque está circundado pela cidade de Londrina e por áreas ocupadas pela agricultura e pecuária. Além de ter o contato direto com a biodiversidade local e laboratórios de pesquisas científicas ao ar livre, os visitantes podem aprender um pouco sobre a história da região.

Até junho de 1989, quando foi assinado o decreto de criação do parque, a área pertencia à Fazenda Santa Helena, de propriedade da Família Godoy, que já na época mantinha a mata com o objetivo de preservar o local para as gerações futuras.

São três trilhas abertas à visitação - Trilha do Projeto Madeira, Trilha Interpretativa, ou das Perobas e Figueiras, e a Trilha Álvaro Godoy ou dos Catetos.

O parque funciona nos domingos e feriados, das 13h30 às 17h. Durante a semana a visitação ocorre somente com pré-agendamento. O telefone para contato é (43) 3373-8700. As visitas são gratuitas.

REGIÃO OESTE - O Parque Cabeça do Cachorro fica em São Pedro do Iguaçu. O local é considerado um dos poucos fragmentos florestais da região e está inserido no Corredor Iguaçu-Ilha Grande.

Entre as atrações do local estão o Centro de Educação Ambiental; a Trilha do Tarumã, de 550 metros, onde é possível visualizar a flora local; e a Trilha da Ponte Pênsil, com acesso a um trajeto de 1.800 metros onde é possível observar pássaros, mamíferos e outras espécies da fauna local.

O parque está aberto à visitação de terça-feira a domingo e nos feriados, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Grupos organizados devem agendar o passeio. O telefone de contato é (45) 3255-1007. A visitação é gratuita.

Serviço:

Parque Estadual Rio das Onças

Localização: 600 metros da praia. Acesso pela PR-412 (Balneário Riviera II - Matinhos)

Visitação: de terça-feira a domingo e nos feriados, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Contato: (41) 3453-2472

A visitação é gratuita

Parque Estadual Vila Velha

Localização: BR-376, km515, Jardim Vila Velha - Ponta Grossa

Visitação: de quarta à segunda-feira e nos feriados, das 8h30 às 15h30.

Contato: (42) 3228-1539.

Os preços da visitação variam de acordo com a idade dos visitantes e os passeios escolhidos.

Parque Estadual Mata dos Godoy

Localização: Rodovia Álvaro Lázaro de Godoy, Km 04, Distrito do Espírito Santo - Londrina

Visitação: domingos e feriados, das 13h30 às 17h. Durante a semana a visitação ocorre somente com pré-agendamento.

Contato: (43) 3373-8700.

As visitas são gratuitas.

Parque Estadual Cabeça do Cachorro

Localização: PR-585, entre os municípios de São Pedro e Vera Cruz do Oeste

Visitação: de terça-feira a domingo e nos feriados, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Grupos organizados devem agendar o passeio.

Contato: (45) 3255-1007

A visitação é gratuita.



http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=83092
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mata do Godoy
  • UC Rio da Onça
  • UC Vila Velha
  • UC Cabeça de Cachorro (REF)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.