Transpetro é multada em 50 milhões por omitir vazamento

((o))eco - http://www.oeco.org.br/ - 18/03/2015
O conselho diretor do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) do estado do Rio de Janeiro decidiu multar a Transpetro em 50 milhões pelo derramamento de óleo na Baía da Ilha Grande. O montante reflete a suspeita do órgão de que a Transpetro omitiu a gravidade do derramamento, ocorrido na segunda-feira (16) durante transferência de carga entre navios no pier do Terminal Marítimo Maximiliano da Fonseca (Tebig), da Transpetro, em Angra dos Reis. Na terça, o órgão havia fixado a multa em 2,38 milhões de reais. A empresa nega ter retido a informação.

Na ocasião, foram derramados 560 litros de óleo no local, de acordo com estimativa feita na primeira vistoria. A mancha chegou a tingir de preto o costão rochoso próximo ao terminal, que fica dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Tamoios, unidade de conservação estadual.

Porém uma segunda vistoria feita nesta quarta-feira mostrou que a extensão da mancha é muito maior, "o que leva a crer que a empresa omitiu informações ao Inea", afirma a nota do órgão ambiental.

((o))eco entrou em contato com a assessoria de imprensa da Transpetro, que informou através de nota que não houve omissão de informação ao órgão ambiental pois "a apuração ainda não foi concluída".

Ainda de acordo com o comunicado, a empresa já iniciou as ações de combate ao dano: 18 embarcações próprias e quatro alugadas foram destacadas para ajudar na operação de limpeza da área. O Serviço de Operações de Emergência (Sopea) do INEA também está acompanhando as ações de contenção e recolhimento do óleo.



http://www.oeco.org.br/noticias/28998-transpetro-e-multada-em-50-milhoes-por-omitir-vazamento
Recursos Hídricos:Poluição

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tamoios (APA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.