Dia da Caatinga é celebrado com importantes conquistas

Semarh - http://www.semarh.se.gov.br - 28/04/2015
O Dia Nacional da Caatinga foi celebrado, nesta terça-feira, 28, no Monumento Natural Grota do Angico, entre os municípios de Canindé de São Francisco e Poço Redondo. Na ocasião, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Olivier Chagas, recebeu, da Codevasf, a escritura de doação do terreno que será incorporado à unidade de conservação, assinou a licitação do projeto Fundo Clima, que tem parceria com o Ministério do Meio Ambiente, e o protocolo de intenção para a elaboração do primeiro plano de manejo florestal sustentável da Caatinga em assentamentos de reforma agrária no Estado. O evento ainda teve na programação a realização de um café nordestino uma palestra sobre a importância e as especificidades do bioma."A Caatinga é um bioma genuinamente brasileiro, rico em fauna e vegetação. Possui valor representativo. Por isso, é muito importante estar comemorando a data de hoje aqui, especialmente nesta unidade de conservação, que será ampliada em 85 hectares", disse o secretário Olivier Chagas.

"É preservando o meio ambiente que deixaremos um futuro melhor", destacou o prefeito de Poço Redondo, Roberto Araújo.

Nacionalmente, a Caatinga ocupa uma área de aproximadamente 900 mil quilômetros quadrados, englobando, de forma contínua, parte do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais. Em Sergipe, a Caatinga cobre 11% da sua área territorial e está presente na parte oeste, atingindo os municípios de Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Nossa Senhora da Gloria, Monte Alegre de Sergipe, Porto da Folha, Graccho Cardoso, Itabi, Gararu,Simão Dias, Carira, Pinhão,Poço Verde e Tobias Barreto.

"É a região semiárida com maior biodiversidade do mundo", informou o palestrante e professor da Universidade Federal de Sergipe, Sidney Feitosa.

Ele ainda explicou que em Sergipe, além da Grota do Angico, que é mantida pelo Governo do Estado, há outras duas unidades de conservação do bioma: Monumento Natural Talhado do São Francisco, em Xingó, que é mantido pelo Governo Federal e o Parque Natural da Lagoa do Frio, mantido pela prefeitura de Canindé de São Francisco.

"Além de políticas de preservação é preciso incentivar a promoção de ações voltadas para a educação ambiental", ressaltou o secretário Municipal da Agricultura de Canindé, Carlos Roberto da Fonseca.

Para a moradora do assentamento Novo Sonho, Nide Santos, essa valorização é muito importante. "Estamos felizes. Moramos aqui há pouco mais de um ano, mas para nós, que trabalhamos na lavoura, foi um ano bom. Tivemos uma ótima safra de milho e feijão", garantiu.

Compensação Ambiental

A ampliação do monumento foi possível através da doação feita pela Codevasf para o Governo de Sergipe. O contrato foi celebrado no último dia 15, na superintendência da empresa e representa uma ação de compensação ambiental que contribuirá para reduzir o impacto ambiental provocado pela implantação do projeto de irrigação Jacaré-Curituba, localizado na mesma região.

"A Codevasf é parceira e visa à conservação do meio ambiente. Temos uma política que está avançando. Estamos em campo para trabalhar e melhorar a qualidade de vida da população ribeirinha", disse o superintendente regional substituto, Antônio Porfírio.

Fundo Nacional sobre Mudança do Clima

O Fundo Clima foi criado pela Lei no 12.114/2009 e regulamentado pelo Decreto no 7.343/2010. O Fundo é um instrumento da Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC), instituída pela Lei no 12.187/2009. Ele tem por finalidade financiar projetos, estudos e empreendimentos que visem à mitigação (ou seja, à redução dos impactos) da mudança do clima e à adaptação a seus efeitos.

Grota do Angico

Sergipe possui uma importante área de preservação da Caatinga de 2.270 hectares de proteção ambiental entre os municípios de Poço Redondo e Canindé de São Francisco, que além da conservação do bioma, estimula a pesquisa científica, ações de educação ambiental e o ecoturismo. O monumento também é nacionalmente conhecido por seu valor histórico e cultural, já que a área serviu como rota do cangaço e foi onde Lampião, Maria Bonita e outros nove cangaceiros foram mortos em 1938.

Encontro Pedagógico de Educação Ambiental

A Superintendente de Qualidade Ambiental, Desenvolvimento e Educação Ambiental Vera Cardoso e a Coordenadora de Educação Ambiental Anabel Vieira participaram do I Encontro Pedagógico de Educação Ambiental que abrangeu todas as Diretorias Regionais de Ensino e Diretoria de Educação de Aracaju (DEA) com a participação de aproximadamente 80 docentes da rede pública estadual .

Anabel apresentou o Projeto Plantando Verde com as Escolas, que foi realizado nesta segunda, 27 em Nossa Senhora da Glória. No encerramento do evento a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos disponibilzou Banners que contextualizaram o tema "Um olhar sobre a Caatinga de Sergipe".


http://www.semarh.se.gov.br/modules/news/article.php?storyid=2123
Caatinga

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Grota do Angico
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.