Programa de voluntariado movimenta Santa Isabel

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 28/05/2015
Voluntários coletaram dados e esclareceram importância na UC


A Reserva Biológica (Rebio) de Santa Isabel realizou o 2o ciclo de ações de seu Programa de Voluntariado. As atividades foram focadas em três pontos limítrofes à Unidade de Conservação, com ocorrência de visitação: Praia de Pirambu, Povoado de Lagoa Redonda e Povoado de Ponta dos Mangues, em Sergipe. A ação aconteceu no início do mês.

Supervisionados pelo chefe da Rebio, Paulo Faiad, e pelos servidores Luciana Viana e Cicero Umbelino, os voluntários coletaram dados em formulário próprio e repassaram informações da referida Unidade de Conservação, esclarecendo sua importância e suas limitações.

Para Isabella Moura, estudante de biologia da Universidade Federal de Sergipe (UFSE), a experiência de participar do Programa de Voluntariado do ICMBio é muito enriquecedora. "A atividade realizada é bastante interativa e temos a oportunidade de, além da coleta de dados, sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância da preservação da área", afirmou.

O estudante de biologia da Universidade Tiradentes, Jefferson Xavier, também vê com otimismo os efeitos do Programa de Voluntariado realizado na Rebio Santa Isabel: "Está sendo mais uma experiência inovadora em minha vida, na qual estou enriquecendo meus conhecimentos como pessoa e futuro profissional da área, tendo um contato direto com diferentes opiniões e classes sociais".

Já a bióloga Débora Ferreira acredita que o trabalho realizado também serve de termômetro para mensurar o impacto da Rebio junto à população. "Com o trabalho que já realizamos, pudemos passar a importância da Unidade de Conservação para a população e verificar também suas necessidades e conhecimentos", contou Débora.

Ações do primeiro ciclo

O 1o ciclo de ações de seu Programa de Voluntariado foi realizado durante o período de carnaval, aliado à ação de fiscalização conjunta do ICMBio com o Batalhão de Polícia Ambiental do Estado de Sergipe, visando coibir o trânsito de veículos na praia.

A ação teve como objetivo monitorar a utilização dos três pontos de acesso à praia, identificando usos, pressões, ameaças e oportunidades para subsidiar futuras ações de manejo, além de coletar e repassar informações ao público, avaliar as pressões exercidas sobre as espécies e sobre o ambiente costeiro, consolidando dados para subsidiar a gestão.

Impacto do turismo

Embora a Rebio de Santa Isabel tenha 27 anos de criação e possua placas de sinalização nesses pontos de acesso à praia, muitos visitantes ainda alegam o desconhecimento da existência da área protegida. O turismo nesses três pontos traz uma série de impactos à Unidade de Conservação, principalmente pelo lixo acumulado em áreas frágeis como o córrego de Lagoa Redonda e o mangue de Ponta dos Mangues. O ingresso de motos, quadriciclos e veículos 4x4, em busca das dunas exuberantes da região, também trazem prejuízos ambientais à Rebio de Santa Isabel.

Há cerca de três anos são realizadas ações de fiscalização nos principais feriados, como carnaval e semana santa, com foco no combate ao tráfego de veículos dentro da Unidade de Conservação, principalmente em suas praias e nas áreas de desova de tartarugas marinhas. Este tráfego é proibido em todo estado de Sergipe pela Portaria Ibama no 10/1995.

Para a analista ambiental Luciana Viana, a implantação do Programa de Voluntariado na Rebio de Santa Isabel agrega valor a todo o trabalho de preservação e conservação da UC. "Agora, com a ação dos voluntários, podemos combinar as ações de repressão com ações educativas. Assim podemos atingir um número maior de pessoas".



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/6830-programa-de-voluntariado-movimenta-rebio-santa-isabel.html
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Santa Isabel
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.