Parque Estadual do Ibitipoca reduz capacidade de visitação diária

G1 - http://g1.globo.com/ - 31/05/2015
O número máximo de visitantes no Parque Estadual do Ibitipoca, localizado nos municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca, na Zona da Mata, foi reduzido para 300 pessoas nos dias úteis e 800 nos finais de semana e feriados. Anteriormente, o limite era de 1200 pessoas por dia. A informação foi repassada ao G1 pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). De acordo com o órgão, a determinação passou a valer no penúltimo sábado (23).

Ainda segundo o IEF, a decisão foi tomada após solicitação do Conselho Consultivo do parque. O novo limite irá vigorar até que Grupo Técnico, formado por integrantes do conselho, encaminhe nova proposta de capacidade de visitação do parque. O G1 também entrou em contato com a administração do local e aguarda retorno.

Ampliação

Em fevereiro deste ano, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) de Minas Gerais tinha aumentado a capacidade de visitação do parque de 800 para 1.200 visitantes por dia. Na ocasião, o aumento foi embasado em um estudo realizado pelo IEF. Com a análise foi possível chegar ao número de 1.200 pessoas para visitação diária, mantendo a preservação integral do Parque.

O parque

O Parque Estadual do Ibitipoca ocupa o alto da Serra do Ibitipoca, em uma área de 1.488 hectares, e a unidade de conservação está no local onde se dividem as bacias do Rio Grande e do Rio Paraíba do Sul. É uma das reservas mais visitadas do Estado, uma das mais conhecidas do Brasil e está entre as principais atrações turísticas da região, por isso recebe um alto fluxo de visitantes.



http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2015/05/parque-estadual-do-ibitipoca-reduz-capacidade-de-visitacao-diaria.html
Turismo Ambiental

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ibitipoca
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.