Gestão da APA de Itupararanga tem cargo ocupado interinamente

Cruzeiro do Sul - http://www.cruzeirodosul.inf.br - 06/05/2015
O cargo da antiga gerente metropolitana da Fundação Florestal e ex-gestora da Área de Proteção Ambiental (APA) da represa de Itupararanga, Sandra Beu, que morreu em 7 de março após ser atropelada por uma carreta na rodovia Deputado Archimedes Lammoglia (SP-75), em Itu, ainda não foi reocupado formalmente. A função foi assumida, de modo interino, pela bióloga Lucila Manzatti, com apoio da engenheira agrônoma e assessora técnica da Diretoria Metropolitana e Interior, Claudette Hahn, e do biólogo Marcos Okawa.

A assessora técnica da Diretoria Metropolitana e Interior, uma das três diretorias que compõem a Fundação Florestal e da qual a APA Itupararanga faz parte, foi a pessoa indicada para conversar com o jornal Cruzeiro do Sul sobre a atual situação da área de preservação ambiental da represa. Claudette disse que, por a morte de Sandra ter sido um choque muito grande para todos os funcionários, houve grande comoção. "Ela era muito competente, fazia tudo de corpo e alma e se entregava nas coisas que assumia", disse, completando que a indicação do substituto a ser contratado para o cargo será feita pela diretora executiva da Fundação Florestal, o que ainda não tem prazo determinado para acontecer.

A APA Itupararanga foi criada em 2010, por meio de uma lei estadual, e é composta por uma área de 93356,75 hectares que abrange as cidades de Alumínio, Cotia, Ibiúna, Mairinque, Piedade, São Roque, Vargem Grande Paulista e Votorantim. No mesmo ano foi aprovado o plano de manejo, que visa delimitar, entre outras coisas, os usos do solo no entorno da represa. Em 2014, a proposta começou a passar por revisão, que ainda não foi concluída, segundo Claudette. "Alguns estudos ainda estão sendo feitos pelo órgão gestor, que é a Fundação Florestal."

Claudette ressaltou, entretanto, que três programas contínuos já estão sendo desenvolvidos pela APA Itupararanga com intuito de atender às principais demandas de conservação do território. Eles dizem respeito a boas práticas agrícolas e recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs), ao turismo sustentável, justificado pela vocação turística da represa e à proteção da biodiversidade e recursos hídricos, atributos que motivam a criação das APAs. "Para cada um desses programas existe uma câmara técnica por trás, com um grupo de pessoas que trabalha as questões mais diretamente ligadas a cada um desses assuntos", comentou.

Outro projeto, concluído à época em que Sandra era a gestora - e que é motivo de orgulho para Claudette - gira em torno da elaboração de um mapa sobre algumas trilhas para a prática de mountain bike nas estradas de terra e asfalto localizadas no entorno da represa de Itupararanga. Em parceria com a concessionária CCR ViaOeste, a proposta teve também o apoio das prefeituras de todas as cidades que compõem a APA. (Supervisão: Regina Helena Santos)



http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/614337/gestao-da-apa-de-itupararanga-tem-cargo-ocupado-interinamente
UC:APA

 

As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.