Votorantim Cimentos pretende explorar área de Itupararanga

Jornal Cruzeiro - http://www.jornalcruzeiro.com.br - 14/09/2015
A Votorantim Cimentos pretende extrair areia e argila da represa de Itupararanga, a partir de 2018. O requerimento para exploração da área, segundo a empresa, já foi feito junto à Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), que aguarda parecer do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga para expedir ou não a autorização. A resposta do conselho deve sair na próxima sexta-feira (18). A iniciativa da Votorantim Cimentos preocupa a ONG SOS Itupararanga, que acredita que a atividade possa desassorear a represa e prejudicar a qualidade da água e a fauna local. A entidade aponta ainda que outros pedidos semelhantes já foram rejeitados anos atrás.

De acordo com uma apresentação feita pela Votorantim Cimentos ao Conselho Gestor da APA Itupararanga, o projeto visa a extração mensal de 30.000 toneladas de areia e 10.000 de argila na represa. O pedido de certidão do uso do solo já foi feito junto à Prefeitura de Ibiúna e aguarda o parecer de órgãos ambientais, como a Cetesb.

Em nota enviada ao jornal Cruzeiro do Sul, a Votorantim Cimentos afirma que pretende fazer a extração de areia e argila, mas não no leito dos rios Sorocabuçu e Sorocamirim, que formam a represa de Itupararanga. Segundo a empresa, isso afasta o risco de problemas ambientais como o assoreamento. Além disso, alega a empresa, "o requerimento prevê um plano de controle ambiental rígido, com monitoramento constante do solo e da água na área pela Cetesb e pela Votorantim Cimentos".



http://www.jornalcruzeiro.com.br/materia/639144/votorantim-cimentos-pretende-explorar-area-de-itupararanga
UC:APA

 

As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.