Projeto propõe novo acesso ao Parque de Ibitipoca

G1 - http://g1.globo.com/ - 18/11/2015
Ideia é ampliar oferta de emprego e renda para outros municípios do entorno.
Portaria será instalada em Bias Fortes, possibilitando travessia do parque.


O Parque Estadual de Ibitipoca pode ganhar uma nova via de acesso pelo município de Bias Fortes. O projeto de um grupo formado por representantes das prefeituras de Bias Fortes, Santa Rita de Ibitipoca e Pedro Teixeira e pela Associação dos Municípios do Circuito Turístico Serras de Ibitipoca propõe também a criação de um posto de controle no ponto extremo norte do parque.

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) confirmou a informação e disse que para sair do papel, o projeto, elaborado neste semestre, depende de um levantamento sobre a localização da portaria e um estudo para aumentar a capacidade de visitantes por dia, já que recentemente o Conselho Consultivo do Parque reduziu de 1.200 para 800 visitantes/ dia.

De acordo com o gestor da Associação dos Municípios do Circuito Turístico Serras de Ibitipoca, Márcio Lucinda Lima, a proposta já foi aprovada pelo Conselho do Parque, o que também foi confirmado pelo Sisema.

Reunião com proprietários

Uma reunião com os proprietários das áreas privadas no entorno do Parque também ainda precisa ser realizada, pois, com a abertura de acesso e posto de controle, muitos turistas terão que passar por terras particulares. E de acordo com o Sisema, por isso, existe a necessidade da autorização desses donos para o trânsito de turistas em suas propriedades.

Segundo Lucinda, detalhes sobre como será a entrada e a quantidade de visitantes permitidos pela via serão definidos posteriormente. "As definições serão feitas de forma participativa com as comunidades", afirmou.

Justificativa econômica

No documento que traz as diretrizes do projeto, a justificativa para a ampliação do acesso ao parque é o crescimento da atividade turística na região. Entretanto, hoje, o município de Lima Duarte, única cidade que dá acesso ao parque, concentra a maior parte da arrecadação econômica. As demais cidades, apesar de estarem no entorno direto do parque, ainda não têm no turismo a geração de empregos e renda.

O projeto pede que a nova via seja criada no extremo norte da unidade de conservação. Isso permitiria que os turistas entrassem no parque pela portaria principal, fizessem a travessia e saíssem pelo outro lado, com acesso às comunidades de Várzea de Santo Antônio, Moreiras e Vermelho, Pedro Teixeira e a cidade de Bias Fortes.

"O objetivo é aumentar o sentimento de pertencimento e valorização da natureza pelas populações do Norte e Nordeste do parque e incrementar a geração de emprego e renda por meio da atividade turística nas localidades", destacou Lucinda.

Menor impacto na vegetação

Ainda de acordo com o projeto, a alteração oferece a possibilidade dos turistas passarem apenas uma vez pelo parque, sem precisar retornar pelo mesmo caminho. "Será uma nova via de acesso, uma nova opção de trilha, ou seja, a criação de mais um produto", explicou.

De acordo com o documento, não haverá impactos negativos significantes na vegetação do parque. Outro ponto levantando no projeto é de que que a abertura da nova portaria possibilitará a travessia do parque de um ponto a outro e, consequentemente, promovendo menor pisoteamento.

O processo de criação do novo acesso deverá ser custeado pelo Governo de Minas Gerais. Segundo Lucinda, as intervenções serão mínimas, uma vez que será necessária apenas a construção de um posto de fiscalização e controle, que contará com um funcionário e isso poderá ser negociado também com as prefeituras beneficiadas.



http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2015/11/projeto-propoe-novo-acesso-ao-parque-de-ibitipoca.html
Turismo Ambiental

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ibitipoca
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.