CPB integra expedição à Reserva Biológica do Jaru

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 02/12/2015
Equipe do Projeto Puca espera encontrar dez espécies de primatas

Brasília (02/12/2016) - Desde segunda-feira (30) e até 11 de dezembro, equipe do projeto Primatas em Unidades de Conservação da Amazônia (Puca) realiza expedição na Reserva Biológica (Rebio) do Jaru, em Ji-Paraná (RO), para identificar as espécies de primatas e avaliar o estado de conservação de suas populações. O resultado da expedição será anunciado em coletiva à imprensa (Veja abaixo).

A equipe é composta por três analistas ambientais do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e um pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

O grupo espera encontrar dez espécies de primatas, sendo duas ameaçadas de extinção: o barrigudo (Lagothrix cana cana) e o macaco-aranha (Ateles chamek). Além disso, embora não tenham certeza, os pesquisadores acreditam que possa haver espécie do gênero Mico presente na região da Rebio.

Já com relação aos parauacus, após a recente reavaliação taxonômica, os pesquisadores consideram que a espécie que ocorre na unidade de conservação (UC) seja Pithecia mittermeieri. Sobre ela, são necessárias informações para avaliar adequadamente seu estado de conservação.

Além de diagnosticar os primatas com ocorrência na Rebio do Jaru, a equipe do Puca espera gerar informações que auxiliem a gestão da UC na fase inicial de execução do programa de monitoramento da biodiversidade, que tem os primatas como um dos grupos-alvo.

Para falar sobre os resultados da expedição, a equipe de pesquisadores dará entrevista coletiva à imprensa, no dia 11, na Coordenação Regional 1 (CR-1) do ICMBio, em Porto Velho, Rondônia (Veja detalhes no Serviço).

Serviço:

O QUÊ: Entrevista coletiva à imprensa sobre os resultados da expedição do projeto Primatas em Unidades de Conservação da Amazônia realizada na Reserva Biológica do Jaru (RO)
QUANDO: 11 de dezembro de 2015, às 10h
ONDE: Coordenação Regional do ICMBio, Av. Lauro Sodré, 6.500, Bairro Aeroporto, Porto Velho (RO)
CONTATO: 69-3222-5987
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jaru
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.