Arrasto de camarão é alvo de fiscalização em SC

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 05/02/2016
A Estação Ecológica de Carijós, unidade de conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) localizada em Santa Catarina, juntamente com o Núcleo Especial de Polícia Marítima da Polícia Federal (Nepom) continuam a operação de fiscalização de combate à pesca ilegal de arrasto no interior da baía Norte, abrangendo os municípios de Florianópolis, São José, Biguaçu e Governador Celso Ramos, em Santa Catarina.

Segundo o chefe da Estação Ecológica de Carijós, Silvio Souza, as autuações e apreensões realizadas na semana passada parecem ter inibido outras ações os pescadores que insistem em praticar a pesca de arrasto nas baías.

"Verificamos que os barcos estão arrastando na área permitida, localizada ao norte da linha imaginária entre o Forte de Santa Cruz, na Ilha do Anhatomirim, e o Forte de São José da Ponta Grossa. Esses limites são facilmente visíveis à noite, devido a existência do farol da Ilha do Anhatomirim e a iluminação do Forte de São José da Ponta Grossa", explica Silvio.

A pesca de arrasto no interior das baías causa destruição do habitat e ocasiona grande mortalidade de indivíduos jovens e adultos de diversas espécies de peixes, crustáceos e outros invertebrados, incluindo espécies ameaçadas.

Além disso a ação afeta fortemente a produtividade da pesca na região e a biodiversidade das unidades de conservação marinhas e costeiras da baía Norte, já que grande parte desses organismos possui parte do ciclo de vida nos manguezais das baías norte e sul, onde estão a Estação Ecológica de Carijós, o Parque Natural Municipal do Itacorubi, a Reserva Extrativista Marinha do Pirajubaé e o Parque Estadual do Tabuleiro, qu epreserva os manguezais do Maciambu e Cubatão.

A operação irá continuar por tempo indeterminado e será intensificada durante o defeso do camarão que se inicia dia 1o de março. Além da fiscalização "sem refresco", as autoridades estão aproveitando as abordagens para repassar orientações e obter mais informações sobre a atividade na região.
Recursos Hídricos:Pesca

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinha do Pirajubaé
  • UC Carijós
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.