Parque Mãe Bonifácia completa 16 anos

Folhamax - http://mail.folhamax.com.br/ - 07/04/2016
Com 16 anos de criação, o Parque Mãe Bonifácia é hoje o "queridinho" dos cuiabanos, que transformaram a área verde em um local de lazer e entretenimento. Com 77 hectares, a unidade de conservação ambiental reúne pessoas de todas as unidades e das mais diversas classes sociais que vão ao parque para caminhar, correr, fazer piquenique, fotografar, brincar ou simplesmente contemplar a natureza, já que a flora e a fauna são ricas e diversificadas.

Para manter a estrutura funcionando, a gerência do parque conta com vários parceiros, entre eles o Juizado Volante Ambiental (Juvam) de Cuiabá, que desde a criação da unidade, em 2000, é colaborador de primeira hora, tanto com recursos quanto com serviços prestados por meio das penas alternativas.

Além da doação constante de mudas nativas e ornamentais, o Juvam, ao longo destes anos, já destinou recursos, resultante de penas pecuniárias, para a realização de importantes obras dentro da unidade. A mais recente delas é um playground de 400 metros quadrados, formado por brinquedos modernos, sendo parte deles destinado a crianças com deficiências. O parque infantil, inaugurado em outubro de 2015, custou R$ 70 mil.

O juizado destinou ainda outros R$ 40 mil para a reforma completa da fachada do parque, voltada para a Avenida Miguel Sutil. Desde que o parque foi inaugurado nenhuma revitalização havia sido feita na fachada, que estava velha e desgastada.

Pensando ainda na segurança do local, o Juvam encaminhou recursos para a compra de alambrado usado para cercar a unidade. Ao todo, foram 1.800 metros lineares de cerca instalados. Além disso, o juizado destina recursos para a compra de mangueiras de irrigação e terra preta para jardinagem.

"Essa parceria entre Sema e Juvam é fundamental para a manutenção do parque. Posso dizer que sem o juizado seria muito difícil ter as benesses que temos aqui. Já são 16 anos juntos. Todos os recursos que vêm para cá, provenientes do juizado, são revertidos em prol do meio ambiente e da população que tem um parque bem cuidado e preservado. Cuiabá completa 297 anos e esta unidade é um presente diário que os moradores têm ao seu alcance e sem nenhum custo", destaca o gerente do Parque Mãe Bonifácia, coronel Celso Benedito Ferreira, que cuida do local como se fosse o quintal da sua casa, tamanho o carinho.

O parque é utilizado também para a prestação de serviços comunitários oriundos de penas alternativas aplicadas pelo Juvam. Quem comete infrações contra o meio ambiente pode pagar a pena trabalhando na unidade, pelo tempo determinado em juízo.

Atualmente oito pessoas condenadas por crimes ambientais cometidos em Cuiabá cumprem pena alternativa, em dias alternados, no parque. O autônomo Lucas Henrique da Costa, 25 anos, está entre os que trabalham na unidade cumprindo pena por poluição sonora. "Por dois meses, duas vezes por semana, eu trabalho cinco horas no parque ajudando na limpeza. O serviço não é fácil, é muito cansativo, eu fico torrado do sol, mas é melhor aqui do que em outro lugar. Eu fiz uma coisa errada, incomodei os outros com som muito alto e agora estou pagando pelo meu erro. Não é fácil, mas eu aprendi a lição", assegura Lucas, que tem o trabalho supervisionado pelo coronel, que envia os relatórios ao Juvam, informando se a pena está sendo cumprida ou não.

Conforme o conciliador do Juvam, Alexandre Corbelino, a maioria dos casos de cumprimento de pena alternativa é por poluição sonora, maus tratos contra animais e poda ilegal de árvores. "Todos ganham com o cumprimento de penas alternativas aqui no parque. A sociedade, que recebe o serviço, e o infrator, que vai trabalhar para pagar pela infração que cometeu. Além disso, aqui é um lugar que ele vai ter para refletir e pensar duas vezes antes de repetir o erro".

Nesta quinta-feira (7 de abril), em comemoração ao aniversário de Cuiabá (8 de abril), o Juvam distribuiu 650 mudas de árvores frutíferas e nativas para a população. "Este é um trabalho que fazemos com certa frequência, pois está dentro da política do Juvam, que é fomentar a educação ambiental, para que as pessoas reflitam sobre a importância da arborização e da preservação do meio ambiente".

Quem frequenta o parque elogia a infraestrutura da unidade. "Eu venho aqui regularmente, porque meu filho adora brincar neste parquinho. É um lugar com segurança, bem arrumado, com muita sombra e ar fresco. Ele brinca, eu caminho e todos se divertem. Esse parque é muito importante para nós que moramos em Cuiabá, aqui é um local para fugir um pouco do calor. Além disso, é de graça, não pagamos para frequentar o parque", disse o gerente Carlos Magalhães, enquanto observava o pequeno Luiz Guilherme, de 5 anos, pulando entre um brinquedo e outro. "É muito bom ver ele feliz assim".

Com muito verde, o Mãe Bonifácia é o maior parque urbano de Cuiabá, sendo que 90% da área é ocupada por mata nativa. Tem 8 quilômetros de pistas de caminhada, área infantil, aparelhos de ginástica e trilhas. Criado a partir do Decreto Estadual no 1.470, o parque é aberto diariamente das 6 às 18 horas e recebe mensalmente cerca de 30 mil visitantes.


http://mail.folhamax.com.br/cidades/parque-mae-bonifacia-completa-16-anos/81959
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mãe Bonifácia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.