A luta pela pesca sustentável na Reserva Extrativista de Canavieiras

O Globo - http://oglobo.globo.com/ - 25/05/2016
A pesca predatória é uma realidade na costa brasileira. Por ano centenas de toneladas de pescado são desperdiçadas por conta desta prática. Enquanto isso, a comunidade costeira de pescadores artesanais, que trabalham em pequena escala usando técnicas tradicionais, buscam reconhecimento e a proteção dos recursos naturais.

É o que observamos na Resex de Canavieiras, onde os avanços desde a criação da reserva em 2006 foram claros, como por exemplo, com a recuperação da população de caranguejos, vítimas de uma grande mortandade em 2004, conforme destacou o chefe da unidade, Javan Lopes, do ICMbio.

"Muita coisa evoluiu, mas ainda temos muitos desafios, como o trabalho de convencimento da elite econômica de Canavieiras, que não é a favor da reserva. Já a população que depende dos recursos naturais para sobreviver sabe da importância da Resex e está engajada. Hoje em dia eles sentem orgulho de serem extrativistas. Afinal, eles reivindicaram a reserva, lutaram e lutam por ela", disse Lopes, ressaltando a relevância da comunidade de pescadores artesanais na cidade.

Metade da área costeira da unidade é composta por manguezais, que ocupam uma área de 7.860 hectares, local onde a procriação dos caranguejos está em franca evolução. Neste contexto, este pescado é um dos primeiros a integrarem o projeto Pesca + Sustentável, da Conservação Internacional, vencedor do prêmio Google de Impacto Social, que está sendo realizado em parceria com algumas Resex brasileiras. A idéia é implementar um sistema digital de rastreamento de pescados capturados de forma sustentável. Desta forma, os consumidores poderão saber que estão comprando produtos que não foram capturados de forma predatória, beneficiando assim as famílias de pescadores artesanais. Como a de João Gonçalves de Santana, o João Barba, presidente da Amex (Associação Mãe dos Pescadores Extrativistas de Canavieiras)

"A comunidade aqui de Campinhos, onde vivemos, é muito unida em prol da Resex. A gente luta muito pela pesca sustentável e acompanha de perto tudo que diz respeito aos nossos direitos e deveres. Trabalhamos principalmente para desenvolver políticas públicas para a nossa classe. Já conquistamos coisas importantes, como por exemplo energia e moradia para muitos pescadores", ressaltou João Barba, que se divertiu ao receber a visita dos miramundos barbudos.

Sobre o Pesca Mais Sustentável, o projeto está no final de sua primeira fase, com acordos de gestão feitos nas pescarias onde estão trabalhando, na organização da cadeia e no sistema de rastreamento dos pescados que entrará no ar nas próximas semanas. "Teremos as primeiras pescarias funcionando e chegando no mercado no final do mês de junho. Trabalhamos bastante com algumas comunidades, como a de Canavieiras, uma das mais avançadas neste processo. Discutimos com pescadores o acordo de gestão do caranguejo que está em fase final para passar para aprovação do ICMbio com as formas de captura, permitidas, a capacidade de suporte do ambiente, o número de pescadores envolvidos e o número de caranguejos que cada um pode pegar para garantir que o estoque estará em boa condição", explicou Guilherme Dutra, diretor marinho da Conservação Internacional, responsável atualmente também por monitorar a população de caranguejos na região em parceria com as associações locais.

Além de vermos o trabalho feito em Campinhos, tivemos a chance de conhecer a remota comunidade de Barra Velha, uma das mais antigas de Canavieiras, porém que devido ao seu isolamento, até hoje não possui luz elétrica. Para chegar neste paraíso entre o rio e o mar, é preciso atravessar o carro em uma balsa puxada por um cabo à mão. Força bruta. Lá percebemos que alguns moradores que tinham suas casas cercadas mantinham placas contra a implantação da Resex. A razão deste posicionamento é que eles reivindicam propriedade da área para terem direito de venda. Porém, como as reservas são da União, os moradores locais têm apenas a permissão para moradia, mas não podem negociar suas casas.

Estamos nos últimos dias da expedição. Estamos indo com destino a Regência, onde começamos o trabalho há um mês. Fizemos uma parada técnica no Hotel Cumuruxatiba em uma das nossas cidades preferidas do caminho para organizar as nossas coisas e nos proteger da chuva.

http://blogs.oglobo.globo.com/miramundos/post/luta-pela-pesca-sustentavel-na-reserva-extrativista-de-canavieiras.html
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Canavieiras
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.