Piraí do Sul aprova versão final do plano de manejo

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 12/07/2016
Documento possibilitará a implementação de diversas ações na floresta nacional localizada no Paraná


A Floresta Nacional (Flona) de Piraí do Sul, unidade de conservação (UC) administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no Paraná, aprovou a versão final do seu plano de manejo. O plano é um documento técnico fundamental para a gestão das UCs (Saiba mais abaixo).

No caso da Flona de Piraí do Sul, a publicação do documento vai permitir a implementação de várias ações na unidade. Um dos principais ganhos, de acordo com o chefe da UC, será a possibilidade de colocar em prática um projeto em parceria com a ONG Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS). "Esse projeto deve recuperar 37 hectares de áreas que foram submetidas ao corte raso de pinus", comemora Nabrzecki.

Reunião do conselho

No último dia 23 de junho, a reunião do Conselho Consultivo da UC teve como foco justamente a discussão em torno da versão final do documento. Os supervisores técnicos do plano, Cirineu Lorenzi (Coordenação de Elaboração de Revisão de Planos de Manejo - Coman/ICMBio) e Ofélia de Fátima Gil Willmersdorf (Flona de Ipanema), conduziram o debate sobre os principais pontos do zoneamento e dos programas de manejo, junto com a equipe da Flona e seu Conselho Consultivo.

Constatando-se que o conteúdo do documento contempla os objetivos específicos da UC e respeita o histórico de discussões realizadas nos últimos anos, abarcando as expectativas da comunidade em relação à Flona de Piraí do Sul, o plano foi aprovado de forma unânime pelos presentes, que ressaltaram a importância de sua conclusão e implementação efetiva.

De acordo com Gustavo Nabrzecki, chefe da unidade, os próximos passos serão a apresentação do plano de manejo na sede do ICMBio (Brasília/DF), em agosto, para possíveis ajustes e, por último, a publicação do documento no Diário Oficial da União. "No que diz respeito ao trabalho da unidade, o plano está finalizado. Falta agora a parte burocrática. Vamos a Brasília apresentá-lo à Coman, que poderá fazer alguns ajustes, e depois é só aguardar a publicação", pontuou.

Ainda segundo Nabrzecki, o processo de elaboração do plano, iniciado há mais de dois anos, contou com a participação ativa do Conselho Consultivo da Flona, que acompanhou e contribuiu diretamente em vários aspectos, a exemplo da atuação nas reuniões de planejamento e da realização de pesquisas voltadas para a composição do diagnóstico da unidade.

Guia para a gestão do território

De acordo com a descrição da Lei 9.985 de 2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC, Plano de Manejo é o "documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma Unidade de Conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade".

Nas palavras da coordenadora de Elaboração e Revisão de Planos de Manejo, Erica Coutinho, o plano é, em suma, "o guia para a gestão do território". A coordenadora também destaca que o documento viabiliza a estruturação de diversas atividades nas UCs, tais como visitação e exploração florestal sustentável.

Conheça a Flona de Piraí do Sul

Localizada no estado do Paraná, a Floresta Nacional de Piraí do Sul foi criada em 2004 com o objetivo de proteger cerca de 150 hectares do bioma Mata Atlântica. Saiba mais sobre a unidade, clicando aqui.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8017-pirai-do-sul-aprova-versao-final-do-plano-de-manejo
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Piraí do Sul
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.