ICMBio estima que incêndio já consumiu 12 mil hectares do Parque da Serra da Canastra

Estado de Minas - http://www.em.com.br/ - 09/08/2016
Mais de 55 homens trabalham nas linhas de fogo que se arrastam pela unidade de conservação nesta terça-feira. Dois aviões air tractor são esperados para ajudar


Um incêndio segue destruindo a vegetação do Parque Nacional da Serra da Canastra, entre São Roque de Minas e Sacramento, em Minas Gerais. Mais de 55 homens trabalham nas linhas de fogo que se arrastam pela unidade de conservação nesta terça-feira. A estimativa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é que aproximadamente 12 mil hectares já tenham sido consumidos pelo fogo. Porém, os danos ainda serão avaliados. Dois aviões air tractor são esperados para ajudar nas ações.

O combate as chamas na Serra da Canastra, local onde fica a nascente do Rio São Francisco, começou na última sexta-feira. Focos iniciaram em dois pontos, um na parte alta do parque e outro próximo à cachoeira Casca D´Anta. No fim de semana, as chamas se expandiram em direção do Rio Santo Antônio. Na segunda-feira, brigadistas do ICMBio, da Floresta Nacional de Ipanema (SP)e do Prevfogo do Ibama, Grupo Ambientalista do Torto (Gat), além de militares do Corpo de Bombeiros de Uberaba, no Triângulo Mineiro, trabalharam no local.

Nesta terça-feira, o combate se concentra em duas frentes, uma na região do Rio Santo Antônio e outra na região da Zagaia. Segundo o ICMBio, 14 bombeiros, 35 brigadistas e 10 voluntários do Parque Nacional de Brasília, participam das ações.

Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), outras ocorrências de incêndio são atendidas em duas unidades de conservação no estado. Na MN Serra da Moeda, na Região Central de Minas Gerais, o fogo foi detectado nessa segunda-feira. O combate é feito por 12 pessoas, entre funcionários do parque e brigadistas. Três veículos 4x4 são utilizados para o transporte da tropa.

Outro incêndio é combatido no Parque Montezuma, na cidade de mesmo nome na Região Norte do Estado. Segundo a Semad, as chamas tiveram início no fim da tarde de segunda-feira. As ações são feitas por quatro funcionários da unidade, que fazem o rescaldo do fogo para evitar o retorno dele.

Na segunda-feira, três unidades de conservação foram atingidas pelo fogo. Os brigadistas conseguiram contar as chamas no Monumento Natural de Itatiaia, entre Ouro Preto e Ouro Branco, no Parque Estadual Serra do Cabral, em Buenópolis, ambas na Região Central, e na Serra do Curral, em Belo Horizonte.

Focos de calor *

Em Minas, de janeiro a agosto de 2012 a 2016

2012 - 2.463
2013 - 2.056
2014 - 3.639
2015 - 2.081
2016 - 2.226 (até 7/8)

Aumento de 6,9% em relação
ao período de janeiro a agosto de 2015

* Focos de calor são áreas de elevação de temperatura detectadas via satélite, mas não são necessariamente incêndios

Incêndios em unidades de conservação 2015 - 198 (janeiro a agosto)
2016 - 205 (até 8/8)



http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2016/08/09/interna_gerais,792447/icmbio-estima-que-incendio-ja-consumiu-12-mil-hectares-do-parque-da-se.shtml
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Canastra
  • UC Serra do Cabral
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.