Maurão assegura apoio de Mariana Carvalho para questão de Rio Pardo

ALE/RO - http://www.al.ro.leg.br/ - 09/09/2016
Deputada federal diz que vai contribuir para audiência com Ministério do Meio Ambiente...


O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), assegurou o apoio da depurada federal Mariana Carvalho (PSDB) para a questão envolvendo o distrito de Rio Pardo, em Porto Velho. A parlamentar assegurou que buscará agendar uma audiência no Ministério de Meio Ambiente para tratar do impasse.

"Temos nos reunido com as diversas autoridades, buscando um caminho, uma solução para este impasse, que passa pela regularização da área, com uma nova aproximação do Zoneamento Socioeconômico, além do reconhecimento federal de que a região não comporta mais a Área de Proteção Ambiental (APA) e a Floresta Estadual (FES), pois já foi ocupada há anos", destacou Maurão.

A necessidade de se marcar uma audiência com o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, para mostrar a realidade atual de Rio Pardo, já havia sido definida e ganha o reforço da deputada neste sentido.

"Conhecendo a realidade desses produtores, dessas famílias que moram na área, que já não abriga mais uma floresta, mas uma região de intensa atividade agropecuária, que inclusive já foi permutada por outra reserva, é o momento de isso ser rediscutido", observou Mariana.

Para que os moradores do distrito não fossem retirados, o governo doou uma área da reserva do Rio Vermelho. Mas, com a criação da APA e FES, o impasse continua. É que, com a APA, a atividade pecuária fica proibida.

"Por outro lado, a Sedam não delimitou as áreas de APA e da FES, em razão de a região já está quase que em sua totalidade, desmatada. Criou-se o impasse e as famílias temem ser retiradas", finalizou Maurão.



http://www.al.ro.leg.br/institucional/noticias/maurao-assegura-apoio-de-mariana-carvalho-para-questao-de-rio-pardo
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Rio Pardo
  • UC Rio Pardo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.