Parque do Ibitipoca fecha 'Janela do Céu' por tempo indeterminado

G1 - http://g1.globo.com/ - 28/10/2016
Proibição é por medida de segurança e falta de funcionários, diz gerente.
Anúncio foi feito em rede social; medida entra em vigor no sábado (29).


A partir deste sábado (29), o acesso ao local chamado de "Janela do Céu", no Parque Estadual do Ibitipoca, em Conceição de Ibitipoca, distrito de Lima Duarte, estará fechado por tempo indeterminado para visitantes.

"O Circuito Janela do Céu continua aberto, a restrição é apenas para o atrativo, que é muito procurado e pequeno. Estamos divulgando para que as pessoas já venham para o Parque sabendo da restrição. Prefiro que o visitante puxe minha orelha por não poder ir lá do que por falta de segurança", disse ao G1 o gerente João Carlos Lima de Oliveira. Atualmente o parque pode receber até 1.200 visitantes.

O anúncio foi publicado no perfil do Facebook da instituição na quinta-feira (27) e diz que a restrição é por segurança e está embasada no artigo 4o da Portaria 32 do Instituto Estadual de Florestas (IEF) publicada em 25 de fevereiro de 2015, que é o no Regulamento Interno do Parque. "A gerência da unidade poderá regulamentar a circulação interna e definir os sítios de visitação abertos ao público. As trilhas, acessos secundários e sítios de visitação bloqueados e ou sinalizados para ações de recuperação são considerados Zonas de Recuperação até o restabelecimento de suas condições, onde será incorporada a uma das zonas permanentes", diz o texto.

O gerente explicou que, entre os fatores que pesaram para a decisão, estão o acidente com uma visitante em abril e a falta de funcionários terceirizados que fizeram paralisação. "Estamos chegando em um período do ano com feriados e férias. O acidente em abril foi um indicativo da necessidade de algo. E a paralisação pesou porque o número de funcionários, inclusive os designados para ficar no atrativo, diminuiu", ressaltou.

Para liberar o parque, o gerente quer implantar medidas de segurança. "A intenção é formar um grupo multidisciplinar, com representantes de áreas ligadas à segurança de atividades turísticas para avaliar o que pode ser feito. A gente quer algo que proteja e deixe o visitante satisfeito. Ainda não temos previsão de quando vamos liberar novamente o acesso. Espero que seja o mais rápido possível", comentou.

Queda da 'Janela do Céu'
Em abril, foi registrado o primeiro acidente no local, segundo a gerência do Parque. A bancária Thaís Costa Mota Pereira, de 27 anos, se desequilibrou ao posar para uma fotografia e caiu de uma altura de 35 metros.

Ela sofreu escoriações generalizadas, teve suspeita de trauma na cervical, tórax e quadril. "Nasci de novo. O sentimento que tenho é de gratidão por estar viva. Durante a queda eu só pensava que ia morrer. Parecia um tempo interminável", disse na época.

Ela teve alta após quatro dias de internação na Santa Casa de Juiz de Fora.

O parque
Criado em 4 de julho de 1973, o Parque Estadual do Ibitipoca ocupa o alto da Serra do Ibitipoca, em uma área de 1.488 hectares, entre os municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca. A unidade de conservação está no local onde se dividem as bacias do Rio Grande e do Rio Paraíba do Sul. É uma das reservas mais visitadas do Estado, uma das mais conhecidas do Brasil e está entre as principais atrações turísticas da região, por isso recebe um alto fluxo de visitantes.

Visitação
O Parque Estadual do Ibitipoca fica aberto à visitação de terça a domingo, das 7h às 18h. No período de férias escolares e em feriados o parque abre também nas segundas-feiras. Os visitantes podem entrar na unidade até as 17h e os campistas, até 17h30. O centro administrativo funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h. Nos demais dias, a visitação é feita somente com agendamento.

O centro de visitantes funciona das 8h às 13h, nos dias úteis. Em finais de semana e feriados, o horário é das 8h às 12h e das 13h às 15h, podendo ser estendido em casos de aumento no número de visitantes.



http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2016/10/parque-do-ibitipoca-fecha-janela-do-ceu-por-tempo-indeterminado.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ibitipoca
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.