Reserva extrativista no Pará terá Luz para Todos

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 19/12/2016
Após oito anos de negociações, programa do governo federal será implementado na Resex Verde para Sempre, com a adoção do sistema fotovoltaico (solar)


A Reserva Extrativista (Resex) Verde para Sempre, gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no Pará, terá a implementação do programa Luz para Todos.

No total, serão beneficiadas 2.250 famílias, usuárias da reserva e 84 equipamentos de uso coletivo, como escolas, postos de saúde, centros comunitários e igrejas. Eles serão abastecidos por energia fotovoltaica (solar), bem mais indicada para unidades de conservação por ser menos poluente.

O anúncio foi feito na semana passada em evento na região que contou com a presença do diretor de Ações Socioambientais e Consolidação Territorial do Instituto Chico Mendes, Claudio Maretti, e do representante do programa Luz para Todos, do Ministério de Minas e Energia, Carlos Hoffman.

Além deles, estiveram presentes o chefe da reserva, Agostinho da Silva, e membros de outras instituições parceiras como a Companhia de Eletricidade do Pará (Celpa) e a Eletronorte. A iniciativa tem o apoio do Conselho Deliberativo da unidade.

"Uma vitória como essa significa anos de trabalho do ICMBio e do Ministério de Minas e Energia e dos demais parceiros, mas muito mais das próprias populações locais", disse o diretor de Ações Socioambientais e Consolidação Territorial do Instituto Chico Mendes, Claudio Maretti.

As comunidades tradicionais da Reserva Extrativista Verde para Sempre reivindicam a instalação de energia elétrica na unidade há oito anos, desde o início do processo de concessão e licenciamento da linha de transmissão entre Tucuruí, Macapá e Manaus, cujo trajeto passa por dentro da reserva. A energia será usada tanto para atividades domésticas como para o incremento da produção.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8609-reserva-extrativista-no-para-tera-energia-eletrica
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Verde para Sempre
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.