Pesquisa realizada na Esec Pirapitinga vira documentário

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 14/02/2017
Filme de 19 minutos apresenta a história da técnica da rochagem no Brasil, alternativa sustentável de fertilização do solo que substitui o uso dos fertilizantes químicos


Após oito anos de intenso trabalho de pesquisa desenvolvido na Estação Ecológica de Pirapitinga - unidade de conservação (UC) administrada pelo ICMBio em Minas Gerais -, o resultado do projeto "Avaliação e gestão do assoreamento de reservatórios" foi transformado em documentário, cujo acesso já está disponível através do link: https://vimeo.com/202668077

O filme, intitulado "Fertilização da Terra pela Terra (Earth Fertilizing Itself)", foi produzido pela pesquisadora da Fundação Universidade de Brasília, Suzi Huff, responsável pela empreitada. Com 19 minutos de duração, o vídeo apresenta a trajetória da rochagem no Brasil. Técnica que utiliza misturas de rochas (pó de rocha) como alternativa sustentável para fertilização e adubação de solos, a rochagem pode substituir o emprego de fertilizantes químicos, diminuindo tanto os custos quanto os impactos ambientais.

"A pesquisa é importantíssima para mostrar o quanto o solo brasileiro tem o potencial de fertilizar as plantas, reduzindo custos de projetos de recuperação de áreas degradadas com a utilização de recursos minerais locais para preparação da terra", destaca Tiago Rezendo, chefe da Estação Ecológica de Pirapitinga.

O trabalho de Suzi Huff, iniciado em 2008, tinha como objetivos, entre outros: analisar a evolução do uso e ocupação do solo, estimar a perda do solo por processo laminares e a produção de sedimento, determinar e geometria dos sedimentos depositados, propor uma metodologia de gestão dos reservatórios e dos sedimentos acumulados.

De acordo com a pesquisadora, o documentário trata da história da rochagem e de sua importância para países tropicais altamente dependentes de fertilizantes importados, como é o caso do Brasil. "Minha maior missão daqui para frente é difundir o uso dos remineralizadores entre os agricultores brasileiros, tornando a nossa agricultura mais agroecológica", conclui Suzi.

Serviço:

"Fertilização da Terra pela Terra (Earth Fertilizing Itself)"

Produção Executiva e Pesquisa: Suzi Huff Theodoro
Produção: AV Filmes
Roteiro e Direção: Pedro Guimarães
Direção de Fotografia: Cezar Valois
Brasília, Brasil, 2016.

Link para acesso: https://vimeo.com/202668077



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8703-pesquisa-realizada-na-esec-pirapitinga-vira-documentario
Solo

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Pirapitinga
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.