Operação protege caranguejo-uçá no Salgado Paraense

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 04/04/2017
Ação contou com a participação de servidores de várias reservas extrativistas e teve o objetivo de garantir o defeso (período de proibição de captura) da espécie



Agentes de fiscalização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizaram operação no Salgado Paraense para coibir o comércio e transporte de caranguejo-uçá durante o período de defeso (proibição da captura para garantir reprodução da espécie).

Na ação, que contou com servidores das reservas extrativistas Maracanã, Mestre Lucindo, Caeté Taperaçu, Mocapajuba, Gurupí Piriá e Arioca Pruanã e, ainda, do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), foram realizadas 12 autuações.

Elas resultaram na aplicação de mais de R$ 43 mil em multa, apreensão nos valores aproximados de R$ 180 mil e na devolução aos manguezais do Salgado Paraense de mais de 5 mil espécimes de caranguejo-uçá.

O defeso do caranguejo-uçá está previsto na Instrução Interministerial no 06/2017, dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Meio Ambiente (MMA).

Além de contar com o apoio da Polícia Ambiental do Pará, a operação que envolveu as várias reservas da região teve o aporte financeiro do programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa).



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8818-operacao-protege-caranguejo-uca-no-salgado-paraense
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas