Projeto de conservação deve recuperar 30 mil hectares em reserva de RO neste ano

Radioagência Nacional - http://radioagencianacional.ebc.com.br/ - 17/04/2017
As áreas degradadas da Reserva Extrativista (Resex) Estadual Rio Cautário, em Rondônia, têm sido recuperadas com o plantio de açaí, castanha-do-brasil, seringa e copaíba.

A Rio Cautário tem 146 mil hectares e abrange os municípios de Costa Marques, São Francisco do Guaporé e Guajará-Mirim. Foi a primeira Resex do estado contemplada com o projeto de conservação e uso sustentável, que começou a ser desenvolvido em 2016, quando as áreas degradadas foram identificadas.

De acordo com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), no ano passado foram recuperados 10 mil hectares na reserva e, neste ano, a meta é recuperar mais 30 mil hectares. O projeto vem sendo desenvolvido em parceria com a comunidade local.

A recuperação das áreas é feita por etapas e incluiu, também, a implantação de um viveiro para produção das mudas das espécies escolhidas pela comunidade.

O projeto está em fase de implantação na Unidade Estadual Rio Preto de Jacundá, que fica no município rondoniense de Machadinho do Oeste. Nesta unidade, o viveiro será três vezes maior que o da Resex Rio Cautário.

Ainda segundo a Sedam, a recuperação de áreas degradadas beneficiará centenas de famílias extrativistas. Haverá capacitação para o trabalho em todas as etapas da produção, desde o plantio, passando pela colheita, até a comercialização do produto.



http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2017-04/projeto-de-conservacao-deve-recuperar-30-mil-hectares-em-reserva-de-ro-neste-ano
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Rio Cautário (Estadual)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.