Ministro sugere que Temer vete redução de florestas

OESP, Metrópole, p. A22 - 25/05/2017
Ministro sugere que Temer vete redução de florestas

O ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, recomendou ontem à Presidência da República o veto às Medidas Provisórias 756 e 758, aprovadas no plenário do Senado na terça-feira, que reduzem a proteção de 597 mil hectares de áreas protegidas na Amazônia. As MPs afetam o Parque Nacional do Rio Novo e a Floresta Nacional (Flona) do Jamanxim, desmembrando parte de sua área para a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) do Jamanxim, no Pará.
Em nota oficial, o ministério defendeu o "veto aos contrabandos que desvirtuaram e extrapolaram" as duas medidas provisórias. "O texto aprovado descaracteriza o propósito original da MP 756, ao sinalizar contrariamente aos esforços do governo federal em conter o desmatamento na Amazônia", diz a nota. O ministério afirma que a Flona de Jamanxin "tem sido palco de frequentes conflitos fundiários, de atividades ilegais de extração de madeira e minérios, associadas à grilagem de terra e à ausência de regramento ambiental". "O texto aprovado prejudica a implementação das políticas de governo adequadas para enfrentar essas questões", diz o ministério.


OESP, 25/05/2017, Metrópole, p. A22

http://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,ministerio-do-meio-ambiente-recomenda-vetos-a-mps-que-reduzem-area-de-protecao-ambiental-no-para,70001812438
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jamanxim
  • UC Rio Novo
  • UC Jamanxim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.