Incêndio no Parque Nacional de Ilha Grande já atinge 15 mil hectares

G1 - http://g1.globo.com/ - 19/09/2017
Segundo a direção da reserva, o foco está concentrado próximo a Altônia, no Paraná; o fogo pode ter sido provocado por um raio.



O incêndio florestal que atinge o Parque Nacional de Ilha Grande, na divisa entre o Paraná e Mato Grosso do Sul, desde o dia 11 já consumiu cerca de 15 mil dos 78,7 mil hectares de vegetação, estima a direção da reserva.

Cerca de 20 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e voluntários se revezam no combate ao fogo, que se aproxima da região de Altônia, no noroeste. Assista ao vídeo do combate ao fogo.

De acordo com o chefe do parque, Romano Pulzatto Neto, acredita-se que o fogo tenha sido causado por um raio.

"Na segunda-feira (11) à noite, o tempo mudou e tivemos uma grande incidência de raios e trovões, mas não chegou a chover. E isso deve ter provocado o incêndio, que começou no extremo norte da ilha, próximo ao município de Itaquiraí (MS)", comentou.

As causas só devem ser apuradas com a ajuda de uma perícia depois de o fogo ser extinto.

Ainda segundo Romano, a expectativa é que o incêndio seja controlado entre esta terça-feira (19) e quarta (20). Cerca de 20 brigadistas e voluntários se revezam no trabalho.

A maior parte dos 15 mil hectares foi consumida nos primeiros dias, quando o fogo se espalhou pelo norte e para o sul por quase todos os oito quilômetros de extensão da ilha, até chegar a uma área de vegetação que está se recuperando de um incêndio em 2015.

"Quando chegou a este local, diminuiu porque com a vegetação nova não há combustível suficiente para que continue com a mesma força. Agora ele está seguindo por um pequeno corredor na borda da ilha, na divisa com Mato Grosso do Sul."

O diretor explica ainda que um aceiro - espécie de picada aberta na mata para o bloqueio do fogo - foi preparado próximo a Altônia, já no Paraná. "Ou o incêndio se extingue naturalmente ou ele será extinto quando chegar a este local", observa. Um helicóptero também chegou a ser usado durante o fim de semana.

No domingo (17), outro incêndio, desta vez na faixa continental do parque, foi controlado.

"Em condições climáticas normais, os meses de agosto e setembro são os mais críticos para incêndios no parque", avalia Romano.

O último grande incêndio no Parque Nacional de Ilha Grande foi registrado em 2012, quando mais de 20 mil hectares foram consumidos pelo fogo. A reserva abrange parte dos municípios de Alto Paraíso, Altônia, Guaíra, Icaraíma, São Jorge do Patrocínio (PR), Naviraí, Itaquiraí, Eldorado e Mundo Novo (MS).



https://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/incendio-florestal-atinge-o-parque-nacional-de-ilha-grande.ghtml
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilha Grande (PARNA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.