Controlado incêndio no Parque Estadual da Serra da Concórdia, em Valença, RJ

G1 - http://g1.globo.com/ - 19/09/2017
Fogo começou na quinta-feira (14) e atingiu o equivalente a 500 campos de futebol em uma área de preservação ambiental.



Foram controlados na tarde desta terça-feira (19), os focos do incêndio que atingiu o Parque Estadual da Serra da Concórdia, em Valença, no Sul do Rio de Janeiro. Segundo a Defesa Civil, o rescaldo estava próximo ao distrito de Ipiabas, em Barra do Piraí, na RJ-137 - que liga o município a Conservatória, distrito de Valença. O combate às chamas durou cinco dias.

Segundo os agentes, a área devastada pelas chamas foi de 400 hectares, o que equivale a 500 campos de futebol. Na tarde de sábado (16), o incêndio foi considerado como de grandes proporções.

Ainda segundo a Defesa Civil, cerca de 16 bombeiros, quatro agentes do Grupo de Socorro Florestal do Meio Ambiente (Gespama) e dez guardas parque atuaram para conter as chamas. Agentes do Inea, Instituto Estadual do Ambiente, também participaram da ação, com o auxílio de dois helicópteros.


Dificuldade para conter as chamas

O local atingido pelo fogo ficava na parte superior do parque e é considerado de difícil acesso. A Defesa Civil considera o incêndio de grande proporção e seria o maior incêndio dos últimos quatro anos. Ao todo, o Parque Estadual da Serra da Concórdia possui 5.956 hectares e um número significativo de fauna e flora.

Até a publicação desta reportagem, a causa do incêndio não havia sido informada.



https://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/controlado-incendio-no-parque-estadual-da-serra-da-concordia-em-valenca-rj.ghtml
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Concórdia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.