Luz para Todos investe em geração solar descentralizada para atender comunidade isolada

Canal Energia - http://www.canalenergia.com.br/ - 15/12/2017
Luz para Todos investe em geração solar descentralizada para atender comunidade isolada
Serão aplicados cerca de R$ 62 milhões para atender 2,4 mil famílias, somando aproximadamente 10 mil pessoas

Canal Energia


O Primeiro projeto integrado do Programa Luz para Todos, utilizará totalmente energia renovável a partir da fonte solar para atender aos moradores da Reserva Extrativista "Verde para Sempre", localizada na intersecção entre o Rio Amazonas e o Rio Xingu, no município de Porto de Moz (PA).

Criada por Decreto Presidencial em 2004, a área de 1.288.717 hectares é uma unidade de conservação federal categorizada como reserva extrativista, que tem por objetivo assegurar o uso sustentável e a conservação dos recursos naturais renováveis, protegendo os meios de vida e a cultura da população extrativista local.

Visando se integrar a esta concepção, a solução técnica adotada foi a geração descentralizada com o uso de energia renovável, fundamentalmente através da energia solar. O projeto pioneiro, que teve a Coordenação do MME, foi realizado pela Celpa em parceria com Instituto Chico Mendes - ICMbio, a Eletronorte e as comunidade locais.

O projeto atenderá 2.400 famílias, beneficiando aproximadamente 10 mil pessoas. Além da ida aos domicílios estão previstos atendimento à 88 escolas, 06 postos de saúde, 48 centros comunitários e ainda 15 unidades produtivas, dentre as atividades estão o processamento de pescado, de frutas, farinha de mandioca e artesanato. Serão aplicados cerca de R$ 62 milhões.

Para implantação da obra, todos os materiais, como placas, estruturas de alumínio, baterias, inversores, controladores entre outros são transportados por meio de barcos até a cidade de Porto de Moz, os quais são armazenados num galpão e em seguida encaminhados para os locais a serem instalados e, assim, atender, de forma isolada, cada um dos consumidores dos diversos agrupamentos existentes na reserva.



https://www.canalenergia.com.br/noticias/53045169/luz-para-todos-investe-em-geracao-solar-descentralizada-para-atender-comunidade-isolada
Amazônia:Políticas de Desenvolvimento Regional

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Verde para Sempre
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.