Governo capacita comunitários do Parque Estadual Chandless

Agência de Notícias do Acre - http://www.agencia.ac.gov.br/ - 27/02/2018
Governo capacita comunitários do Parque Estadual Chandless

Agência de Notícias do Acre - Por Maria Meirelles


O ano começou repleto de atividades no Parque Estadual Chandless. Neste mês de fevereiro, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), promoveu a segunda fase da capacitação em gestão de governança do projeto Integração das Áreas Protegidas do Bioma Amazônico (IAPA).

O curso visa fortalecer a gestão da Unidade de Conservação (UC), ao consolidar a parceria entre os dirigentes e os comunitários, principais responsáveis pela proteção do território.

"O interessante dessa capacitação foi que as lideranças, que participaram da primeira fase, puderam compartilhar suas experiências com os demais moradores do Chandless. Foram abordados os problemas de governança na unidade e as soluções. Como preparação para terceira etapa, eles tiveram que construir um vídeo que será apresentado na próxima oficina", destacou o gestor do Chandless, Jesus Rodrigues.

Com mais de 47% do seu território composto por áreas protegidas, o Acre vem consolidando o trabalho que desenvolve por meio da implementação de políticas públicas.

Segundo a coordenadora do Departamento de Áreas Protegidas e Biodiversidade da Sema, Cristina Lacerda, "o curso proporcionou o debate, intercâmbio de experiências, perspectivas e posições, relativas as políticas públicas de governança comunitária no parque, bem como identificou, mobilizou e integrou atores comunitários no subsídio às necessidades de formação e construção de capacidades de intervenção".

O Parque Estadual Chandless (AC) é o segundo maior da Região Norte, no país. A UC é gerida pela Sema e é reconhecida por sua biodiversidade de fauna e flora e espécies endêmicas.
Projeto IAPA

Financiado pela União Europeia, o IAPA é um projeto que busca criar uma rede de trabalho em torno dos sistemas de áreas protegidas situados na região amazônica. A iniciativa conta ainda com apoio da Visão para a Conservação da Diversidade do Bioma Amazônico Baseada nos Ecossistemas, proposta em 2008 pela Rede Latino-Americana de Cooperação Técnica em Parques Nacionais, outras Áreas Protegidas, Fauna e Flora Silvestres (RedParques).

O projeto contribui para o incremento da resiliência dos ecossistemas aos efeitos da mudança do clima, mantendo o provimento de bens e serviços, que beneficiam a biodiversidade, as comunidades e as economias locais dos territórios das Unidades de Conservação e entorno.


Atividades no parque

Paralelo ao curso de gestão em governança de áreas protegidas, a Sema, em parceria com o Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), Banco Alemão KfW, Secretaria de Estado de Turismo e Lazer (Setul), Instituto Dom Moacyr (IDM) e a empresa Ação Executiva, o curso de ascensão e escalada em árvores.
A iniciativa capacitou seis moradores do Chandless, um da Reserva Extrativista Cazumbá-Iracema e outro de Manoel Urbano. Outras atividades estão previstas para este ano, com o intuito de gerar emprego e renda na floresta, por meio da conservação e uso sustentável dos recursos naturais.


http://www.agencia.ac.gov.br/governo-capacita-comunitarios-do-parque-estadual-chandless/
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chandless
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.