Comunitários participam de oficina de manejo florestal

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 10/04/2018
Comunitários participam de oficina de manejo florestal
Oficina vai qualificar responsáveis técnicos para gestão dos Planos de Manejo Florestal Sustentável.

ICMBio | Por Ramilla Rodrigues
Publicado: Terça, 10 de Abril de 2018, 12h19


Representantes comunitários e responsáveis técnicos de dez associações e cooperativas participam, durante esta semana, de Oficina de Inserção de Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) no Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor). A Oficina foi conduzida pela Coordenação Geral de Populações Tradicionais (CGPT/Disat) e foi realizada no Centro Nacional de Desenvolvimento e Capacitações de Recursos Humanos (Centre) do Ibama. Os participantes são originários de cinco unidades de conservação: as Reservas Extrativistas Verde Para Sempre; Chico Mendes e Ituxi e as Florestas Nacionais de Tapajós e Purus.

O Sinaflor foi instituído pela Lei 12.651/2012 no advento do Código Florestal e é gerido pelo Ibama. "Até maio de 2018, todos os empreendimentos precisam estar inseridos no sistema, daí a necessidade da oficina", esclarece o analista ambiental da CGPT, Carlos Eduardo Santos. Os participantes tiveram contato com o cadastramento dos PMFS e também foram capacitados no acompanhamento na execução dos planos, bem como a declaração de corte e por fim, o cadastramento de cada PMFS e do Plano Operacional Anual (POA) por parte de cada responsável.

"Este é um passo importante principalmente na área de tecnologia e gestão da informação do manejo florestal comunitário", avalia o responsável técnico da Cooperativa Mista da Flona Tapajós (Coomflona) Carlos Braga. "A integração dos dados é uma evolução positiva pois proporciona mais controle pelos órgãos e possibilita uma aproximação mais refinada entre nós e as instituições do governo", finaliza. Com a instituição do Sinaflor, os dados ficarão padronizados em um sistema único e federal, hoje cada estado tem o seu, o que dificulta a comunicação e a gestão da informação entre estados.

A capacitação foi realizada via Parceria para a Conservação da Biodiversidade na Amazônia, que é financiada pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e executado pelo Serviço Florestal Americano (USFS) em parceria com o ICMBio.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9551-comunitarios-participam-de-oficina-de-manejo-florestal
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chico Mendes
  • UC Verde para Sempre
  • UC Ituxi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.