Mananciais da serra abertos para visitas

AESBE - http://www.aesbe.org.br/ - 13/04/2018
Mananciais da serra abertos para visitas

AESBE
12/04/2018


Neste mês de abril, os Mananciais da Serra estarão abertos ao público neste sábado (14) e domingo (15). O local fica em Piraquara, a 40 km de Curitiba, dentro do Parque Estadual Pico do Marumbi.

Importante por conta da vegetação de Mata Atlântica e por abrigar os centenários equipamentos de saneamento, os Mananciais ficam abertos a visitas públicas uma vez por mês. O coordenador de Patrimônio Histórico da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Junio Ferreira Lima, explica que a intenção é aproximar a população do espaço e permitir que compreendam a necessidade da preservação ambiental. "É uma oportunidade de lazer com a família no final de semana, mas, acima de tudo, é um momento para conhecer e entender porque devemos preservar os Mananciais", diz.

O programa é ideal para passeios em família ou grupos, a pé ou de bicicleta, e permite a observação da natureza e fazer caminhadas. Na visita, é possível conhecer a Trilha da Chaminé (1,5 km de extensão), a Estrada do Carvalho (2,5 km) e a Trilha do Salto (1 km). As caminhadas têm duração mínima de uma hora, entre ida e volta. Os visitantes ainda podem conhecer o mirante, próximo a Barragem Piraquara I, também conhecida como Barragem do Cayuguava.

PASSEIOS - Na entrada, há local para estacionamento de carros e é necessário fazer um cadastro. As visitas são gratuitas, começam às 8h30 e a entrada é permitida até as 16h. Às 17h30, os passeios são encerrados. É proibida a entrada de animais, assim como deixar lixo no local, nadar, pescar, caçar, recolher animais ou plantas. Recomenda-se que o visitante use roupa e calçados confortáveis, repelente, proteção para sol ou chuva (os passeios realizam-se mesmo com chuva). É aconselhável levar lanche.

O Programa de Visitas aos Mananciais da Serra é realizado pela Sanepar, pela Prefeitura Municipal de Piraquara, pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e pelo Parque Estadual Pico do Marumbi.



http://www.aesbe.org.br/mananciais-da-serram-no-parana-estao-abertos-para-visitas-neste-fim-de-semana/
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Pico do Marumbi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.