Sedam apreende mais de 500 metros cúbicos de madeira extraída ilegalmente na Resex Rio Preto Jacundá

SEDAM RO: Notícias - http://www.sedam.ro.gov.br/index.php/institucional/noticias/noticias-destaque. - 26/06/2018
Equipe da Sedam apreende mais de 500 metros cúbicos de madeira extraída ilegalmente na Resex Rio Preto Jacundá

Vanessa Farias - 26/06/2018

Equipe do Programa de Monitoramento de Biodiversidade da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) foi até a Reserva Extrativista Rio Preto Jacundá, no início deste mês, para fazer abertura de trilha de cinco quilômetros para levantamento de fauna, flora e controle de borboletas, verificando a qualidade da floresta e se a unidade de conservação está mantendo sua sustentabilidade.

Na ação, uma das equipes percebeu a presença de "toreiros" com maquinários e toras de madeira extraída ilegalmente. Mais de 500 metros cúbicos de madeira foram extraídos da área. "No mesmo momento, os servidores saíram da floresta por questão de segurança e foram até a nossa base no alojamento, onde acionamos a Polícia Ambiental de Machadinho D'Oeste, e comunicamos os nossos superiores em Porto Velho. A polícia registrou a ocorrência e realizou as prisões", conta a engenheira florestal Sebastiana Almeida, diretora de Unidade de Conservação do Uso Sustentável.

A Resex Rio Preto Jacundá está localizada nos municípios de Cujubim e Machadinho D'oeste, sendo 75% dentro da última cidade, com melhor acesso à área de 95.300 hectares, onde 24 famílias mantem residência autorizada, usufruindo da caça e da pesca para subsistência. O roubo aconteceu próximo à comunidade Jatuarana. "A área é destinada ao manejo florestal. Nós teremos o apoio do pessoal do Departamento de Estradas, Rodagens, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) para nos dar o suporte com a retirada da madeira e, atualmente, os nossos fiscais estão no local calculando o volume e o prejuízo ambiental causado pela ação criminosa".

http://www.sedam.ro.gov.br/index.php/institucional/noticias/4706-equipe-da-sedam-apreende-mais-de-500-metros-cubicos-de-madeira-extraida-ilegalmente-na-resex-rio-preto-jacunda.html
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Rio Preto-Jacundá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.