Sema pode restringir acesso a parque em Mato Grosso após foco de incêndio criminoso

Só Notícias - http://www.sonoticias.com.br/ - 17/07/2018
Sema pode restringir acesso a parque em Mato Grosso após foco de incêndio criminoso
17/07/2018 - 09:22

Redação Só Notícias

O Parque Estadual Serra Azul, localizado em Barra do Garças (521 km de Cuiabá), pode ter sido alvo tentativa de incêndio criminoso. A equipe de monitoramento encontrou três focos que foram controlados com auxílio do Corpo de Bombeiro Militar (CBM), ONG Aliança da Terra, Associação Amigos dos Animais e DTCEA-BW Sindacta da Força Aérea, ontem de manhã.

A suspeita que tenham origem criminosa é porque os locais onde o fogo teve início são áreas ermas e que nunca tiveram registros de incêndios. Uma equipe do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) se deslocou para a Serra Azul com o objetivo de apurar as causas do incêndio.

Caso novas ações criminosas sejam identificadas, a Sema avalia a possibilidade de restringir o acesso ao Parque Serra Azul durante o período de estiagem para assegurar a conservação ambiental e a segurança dos visitantes.

Outros dois focos de incêndio, com suspeita de serem criminosos, foram registrados no parque, este ano. O primeiro foi em maio e segundo no dia 8 de julho.

Desde 2016, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) monitora a Área de Proteção Ambiental (APA) e todo entorno da Unidade de Conservação para orientar, educar e responsabilizar os infratores.

De acordo com informações da gerência do parque, desde 2007 apenas dois incêndios tiveram origem em fenômenos naturais por conta da queda de raios. "Os prejuízos para a biodiversidade do parque e para o turismo da cidade são incalculáveis", lamentou a gerente do parque, Cristiane Schnepfleitner.

A gerente lembra que o município está em plena temporada de turismo por conta das praias do Araguaia e que a fumaça, além de prejudicar a saúde humana, pode espantar os turistas prejudicando a economia local.

http://www.sonoticias.com.br/noticia/geral/sema-pode-restringir-acesso-a-parque-em-mato-grosso-apos-foco-de-incendio-criminoso
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra Azul
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.