Aparição de onças-pintadas surpreende pesquisadores

Correio do Litoral.com - http://correiodolitoral.com/ - 16/08/2018
Aparição de onças-pintadas surpreende pesquisadores
16 ago, 2018 às 21:26

Duas onças-pintadas foram filmadas na Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaraqueçaba.

A filmagem feita por uma câmera escondida e acionada automaticamente ("armadilha fotográfica") aconteceu em julho mas foi revelada nesta quinta-feira (16) pela jornalista Giovana Girardi, do caderno Sustentabilidade, do jornal "O Estado de S. Paulo".

https://www.correiodolitoral.com/wp-content/uploads/2018/08/WhatsApp-Video-2018-08-13-at-14.02.44.mp4

De acordo com a reportagem, o equipamento foi colocado pela equipe de um projeto de conservação de grandes mamíferos, financiado pela Fundação Boticário e ABN Amro, que monitora espécies naquela região.

É a primeira vez que se faz um registro como esse no maciço remanescente da Serra do Mar no Estado e a primeira vez, em 20 anos, que se tem notícias de onças passando por ali. Da última, no entanto, vez havia somente vestígios do animal, como pegadas e fezes.

"É uma imagem superimportante porque expande a área de ocupação atual do animal na Serra do Mar para o Paraná. A gente achava que as onças desciam pelo maciço somente até o sul de São Paulo e que não havia mais onças por aqui", explica o pesquisador Roberto Fusco Costa, pós-doutorando em ecologia e conservação na Universidade Federal do Paraná e pesquisador do Instituto de Pesquisas Cananeia.

"É provavelmente uma população em baixíssima densidade, mas a boa notícia é que ainda tem onça ali. Pelo comportamento na imagem parece um casal, então temos a expectativa de ter mais indivíduos, talvez filhotes", afirma Costa, que também é membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza.

Isso coloca a Serra do Mar do Paraná, um dos remanescentes de Mata Atlântica mais preservados do Brasil, como área fundamental para a conservação de populações de onça-pintada.

Ele conta que já havia desde 2014 relatos de moradores da região sobre a presença de onças. Foi um deles que indicou qual era o melhor local para a instalação da armadilha fotográfica, um ponto de difícil acesso. O pesquisador evita falar, porém, qual é o ponto exato onde os animais foram avistados por medo de incentivar a caça.

"Essa ainda é a principal ameaça para a espécie na região. A caça ocorre dentro fora quanto dentro de unidades de conservação e atinge as potenciais presas da onça, como porco-do-mato, veado, tatu. O registro ressalta a importância do fortalecimento da APA e também da polícia ambiental."

Leia na íntegra aqui: Pesquisador faz registro inédito em vídeo de onças-pintadas na Serra do Mar do Paraná

Há 3 anos, uma onça-parda (Puma concolor) foi filmada na Reserva Natural Salto Morato, também em Guaraqueçaba, também mantida pela Fundação O Boticário. Outros avistamentos aconteceram em Guaratuba. Leia e assista: Onça-parda é filmada em Guaraqueçaba

https://www.correiodolitoral.com/15331/aparicao-de-oncas-pintadas-surpreende-pesquisadores/
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra do Mar (APA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.