Bombeiros e brigadistas combatem novo foco de incêndio no Parque do Pau Furado em Uberlândia

G1 - http://g1.globo.com/ - 10/09/2018
Bombeiros e brigadistas combatem novo foco de incêndio no Parque do Pau Furado em Uberlândia
10/09/2018 08h27

Por Caroline Aleixo, G1 Triângulo Mineiro

Chamas foram detectadas na noite deste domingo (9). Incêndio iniciado na última sexta-feira já havia sido controlado.

Novo foco de incêndio é registrado no Parque Estadual do Pau Furado em Uberlândia

Equipes do Corpo de Bombeiros de Araguari e Uberlândia, além de brigadistas do Parque Estadual do Pau Furado, retomaram as atividades na manhã desta segunda-feira (10) para combater um novo incêndio nas imediações da reserva.

Segundo as informações dos militares, o incêndio começou na parte leste do parque, em uma área próxima à barragem da represa Capim Branco e foram necessárias mais de cinco horas para o combate. Ainda não é possível precisar área atingida.

Os trabalhos contaram com o apoio de 11 bombeiros da corporação de Uberlândia e uma equipe de Araguari - uma vez que a reserva ecológica fica no perímetro dos dois municípios - também foi enviada para ajudar no monitoramento da área. Os militares permanecerão em monitoramento das áreas afetadas.

O G1 entrou em contato com a gerência do parque para mais detalhes sobre o novo incêndio, porém as ligações não foram atendidas nesta manhã. A reportagem também procurou o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e aguarda retorno.

Incêndios
Os primeiros registros iniciaram na última sexta-feira (7) em uma fazenda localizada ao lado da reserva do Parque Estadual do Pau Furado. Na manhã de sábado, cerca de 15 combatentes, entre policiais, bombeiros e servidores do parque trabalhavam para apagar o fogo.

A suspeita é de que o fogo tenha começado devido a uma explosão na rede elétrica do parque. As chamas foram controladas ainda no sábado e uma equipe de brigadistas continuou o monitoramento em tempo real da área em caso de novos focos.

O Corpo de Bombeiros de Araguari informou que área atingida pelas chamas foi de aproximadamente 20 mil hectares. A nova ocorrência, registrada neste domingo, é em uma área distinta ao primeiro incêndio e não há informação sobre a causa.

Reflexos
As áreas da unidade de conservação e adjacências voltam a ser alvos de incêndios depois de pouco mais de um ano que o maior incêndio da história foi registrado no local.

Em julho, o G1 procurou o Sisema para saber quais ações estavam sendo realizadas para prevenção de novos incêndios, uma vez que o período do ano é considerado de alto risco para queimadas. Mas em virtude das novas regras eleitorais, a assessoria de comunicação informou que estaria impedida de fornecer informações sobre as ações desenvolvidas.

O órgão afirmou que entre as consequências do incêndio estava a interferência na dinâmica florestal da área afetada, ou seja, o processo de sucessão ecológica na unidade de conservação retrocedeu.

https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2018/09/10/bombeiros-e-brigadistas-combatem-novo-foco-de-incendio-no-parque-do-pau-furado-em-uberlandia.ghtml
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Pau Furado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.