Guarda flagra homens pescando ilegalmente no Parque Estadual do Turvo

Portal do Estado do Rio Grande do Sul - https://estado.rs.gov.br/ - 26/09/2018
Guarda flagra homens pescando ilegalmente no Parque Estadual do Turvo
26/09/2018 às 17h26min

Dois homens foram conduzidos até a delegacia de polícia de Tenente Portela após serem flagrados pescando no rio Uruguai, dentro dos limites do Parque Estadual do Turvo, no município de Derrubadas. Além de invadir a Unidade de Conservação durante a madrugada, os homens cometeram crime ambiental ao pescarem em local proibido e de animais ameaçados de extinção.

O guarda parque Vilmar Grutzmann flagrou os invasores com exemplares de dourado, cuja pesca está proibida no Rio Grande do Sul. Os homens tripulavam um barco de alumínio a motor e transportavam grande quantidade de material de pesca como carretilhas, linhas, anzóis e iscas.

Alguns dos exemplares de dourados apreendidos eram fêmeas e possuíam ovas em seu interior. Ao lamentar o ocorrido, o guarda parque destacou que "eram matrizes que certamente contribuiriam para a proliferação de uma espécie ameaçada de extinção".

A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) abriu processo administrativo e apreendeu todo o material encontrado. Os pescadores responderão ainda ao inquérito policial.

Texto: Ascom Sema
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

https://estado.rs.gov.br/guarda-parque-flagra-homens-pescando-ilegalmente-no-parque-do-turvo
Recursos Hídricos:Pesca

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Turvo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.