Curso para condutores na APA Costa dos Corais

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 03/10/2018
Curso para condutores na APA Costa dos Corais
03 de Outubro de 2018, 14h59

Iniciativa do instituto Yandê e parceiros formou instrutores e capacitou condutores de visitantes.

O Projeto Conduta Responsável na APA Costa dos Corais: Formando Instrutores e Capacitando Condutores de Visitantes foi realizado em agosto no Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (Cepene), em Tamandaré, Pernambuco. Uma iniciativa e execução do Instituto Yandê com o apoio da SOS Mata Atlântica, Fundação Toyota do Brasil e com a participação de Instrutores do Instituto Bioma do Brasil, Projeto Conservação Recifal e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O Instituto Yandê, ONG responsável pela execução do projeto, construiu a proposta do curso mediante o indicativo da alta demanda de capacitações para os condutores de visitantes na APA Costa dos Corais. Em alinhamento com o ICMBio Costa dos Corais e parceiros, o Yandê submeteu o projeto para o Fundo Toyota APA Costa dos Corais, gerido pela Fundação SOS Mata Atlântica. Os temas trabalhados foram Fundamentos da Educação, Técnicas e ferramentas didáticas, Conectividade, Serviços Ecossistêmicos, Visitação como uma ferramenta para a conservação e outros.

Segundo Carolina Neves, diretora executiva do Instituto Yandê, o curso foi uma imersão para os participantes, que puderam aprender sobre a APA Costa dos Corais e ferramentas didáticas que os auxiliarão na próxima etapa prática, onde serão capacitados 90 condutores de visitantes em três municípios da unidade de conservação.

Iran Normande, analista ambiental e gestor do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) Costa dos Corais, destacou que a formação de instrutores é fundamental para ganhar escala e possibilitar que todos os condutores de visitantes passem por curso específico, como exige o Plano de Manejo da APA Costa dos Corais. "E que também possam minimizar os impactos de sua atuação e melhorar a experiência de quem visita a UC", complementa Iran.

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/10000-curso-para-condutores-na-apa-costa-dos-corais
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Costa dos Corais
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.